
Truques de mágica para brincar com as crianças
Com 7 ou 8 anos eu ganhei um jogo de mágica e fiquei encantada. A maioria era truques com cartas e o legal era que, além das cartas já preparadas para mágica (falsas), existia um manual com alguns outros truques para serem feitos com um baralho normal. Estes eu gostava mais porque acabava impressionando até os adultos.
Já presenteei crianças de várias idades com kits e livros de mágica e sempre ouvi dos pais que a brincadeira tinha sido um sucesso. Mágica encanta mesmo! O Pocoyo ganhou um livro há dois anos chamado Coisa de Meninos, da Ciranda Cultural, que é muito legal e que tem um capítulo só sobre mágicas. Boa parte dá para o adulto fazer para crianças bem pequenas, a partir de 2 ou 3 anos, porque estão baseadas em ilusão de ótica e são simples.
Se no seu caso, seus filhos são mais velhos, vale a pena fazer outros truques e ensiná-lo para que eles possam treinar e apresentar para a família e os amigos. Aqui em casa, volta e meia, o Pocoyo treina uma nova. Claro que muitas vezes são “mágicas” que só funcionam com imaginação, como por exemplo, pedir para os adultos fecharem os olhos e ele “magicamente” desaparece atrás de uma cortina. Mas vale a brincadeira, não é?
Separei aqui quatro truques de mágica bem simples que a gente consegue fazer e ensinar para as crianças. Abracadabra!
1.Nó impossível
A criança vai pedir para um amiguinho dar um nó no cachecol sem soltar as pontas.
Depois que ele cansar de tentar, seu filho pode mostrar como se faz o truque: cruze os braços e pegue cada ponta do cachecol com cada mão, mantendo os braços desta forma. Depois vá descruzando os braços devagar.
Quando os braços estiverem descruzados, o cachecol terá um nó, sem que seu filho tenha soltado as pontas!
2.Gelo instantâneo
Esta é uma mágica que precisa de um preparo anterior. Você precisará de:
– Esponja
– Copo opaco
– Cubos de gelo
– Água
Primeiro, coloque a esponja seca dentro do copo
Em seguida, ponha duas pedrinhas de gelo no copo. Tome cuidado para não deixar que elas apareçam.
Muito bem. Tudo pronto, começa o truque. Segue (ou peça para a criança que está fazendo a mágica) o copo, sem que a platéia veja o que está dentro. Mostre a água e explique que você irá transformar um pouquinho de água em cubos de gelo instantaneamente.
Despeje algumas gotas de água no copo e diga algumas palavras mágicas. Você também pode cobrir o copo com um lenço para dar mais emoção ao truque. Em seguida, vire o copo e mostre os gelos caindo.
Como a esponja absorve a água, ela não cai!!
3.Descobrir a carta do amigo
Este truque tem algumas formas de fazer. Eu aprendi estas duas lá nos meus 7 anos e eu achava fácil de fazer e enganava muitos adultos. Você só precisa de um baralho normal.
Forma 1 – virando o monte
Pegue um baralho na mão, abra em leque e peça para alguém escolher uma carta (no caso de uma criança é possível usar menos cartas no leque). Enquanto as pessoas memorizam a carta, feche o leque e vire a última carta, ficando com a parte dos números escondida (para fazer isso, eu costumava esconder o baralho atrás das costas rsrsrs). Desta forma, os dois lados do baralho parecem que estão virados para baixo.
Vire o baralho (ou seja, a primeira carta é aquela que você virou). Pegue a carta escolhida virada para baixo e encaixe no monte. Este é o momento mais difícil. Passe o baralho pelas costas ou peça para um ajudante colocar um pano na frente do baralho. Isso serve para você desvirar a primeira carta, sem que ninguém veja. Daí ficou fácil porque a única carta virada será a escolhida.
Tem um vídeo no Youtube que mostra o que eu expliquei, mas de uma forma para adultos. Você pode ver para entender melhor e depois adaptar para as crianças fazerem sozinhas.
Forma 2 – dividindo o monte
Igualzinho à primeira mágica, abra o monte de cartas em leque e peça para alguém escolher uma. Enquanto as pessoas memorizam a carta escolhida, o mágico fecha o leque, divide o monte em dois e olha discretamente a última carta do monte da mão direita. Esconda esta metade atrás das costas e peça para o amigo colocar a carta sobre o monte da mão esquerda (virada para baixo).
Rapidamente, coloque o monte da mão direita sobre a carta escolhida. Diga as palavras mágicas e comece a virar as cartas uma por uma puxando sempre a de cima do monte. Quando aparecer a carta que você viu discretamente, a seguinte será a que seu amigo escolheu!
Ilusão de ótica
Não é mágica, mas parece. E como não tem truque além da própria imagem, a ilusão de ótica é bem divertida de mostrar para as crianças. Aqui tem duas imagens que talvez você já tenha visto, mas são muito divertidas e as crianças costumam gostar muito de descobrir os diferentes rostos.
Ilusão 1 – uma princesa ou um velhote?
Ilusão 2 – uma moça ou uma velhinha?
Depois me conta se alguma destas mágicas funcionaram e se você tem alguma outra para dar de dica!
Ah! E este post, bem como todos os outros do Tempojunto podem chegar no seu e-mail semanalmente para que você não perca nadinha. É só se inscrever no nosso cadastro.
[…] Link: http://www.tempojunto.com/2015/07/15/truques-de-magica-para-brincar-com-as-criancas/ […]
bacana esse truques de mágicas.
Olá, Antonio, que bom que você gostou!
[…] * Tempo Junto […]
[…] * Tempo Junto […]
Olá! Poderiam indicar algum vídeo do nó no cachecol? Apenas com a descrição eu não consegui fazer 🙁