Como criar uma brincadeira de circuito para se movimentar ao ar livre


Estes dias têm sido de muito sol e um calor gostoso para este período de inverno. Eu e a Patcamargo gostamos muito de aproveitar e levar as crianças para brincar fora de casa, nem que seja na pracinha da esquina, no quintal da casa de um amigo ou parente ou na área externa do prédio. E ar livre convida para movimentar-se! E nada melhor que uma brincadeira divertida e desafiante para colocar as crianças em ação junto com a gente.

A sugestão de hoje é o circuito. Você já ouviu falar? O circuito, em geral, é conhecido por quem faz ginástica: é aquela modalidade em que ficamos um pouco em cada exercício, até completar um ciclo e recomeçar. A Patcamargo monta uma brincadeira em forma de circuito ao ar livre para as crianças desde que eles começaram a andar mais firmes. O Pocoyo particularmente ama passar pelos obstáculos várias e várias vezes, e a Pat ora vai junto, ora incentiva.

Brincadeira de circuito para as crianças - Pocoyo olhando para o horizonte

No nosso caso, o objetivo é diferente do da ginástica formal, não tem tempo para completá-lo e nem regras muito rígidas para as atividades (somente aquelas que garantem a segurança). Porque a ideia é brincar! Mas, claro, tem uns benefícios “inclusos no pacote” que eu gosto de lembrar: desenvolvimento de coordenação motora grossa, criatividade e resolução de problemas, cumprimento de objetivos e a atividade cardio-respiratória.

Para construir um circuito não precisa usar nada além do que você já tenha em casa. Se você olhar bem, verá que vários objetos e brinquedos podem ser usados, conforme a etapa de desenvolvimento de cada criança.

Aqui na foto, para o circuito desta vez, a Patcamargo usou uma cadeira, uma vassoura (que depois foi substituído por um pedaço de rodapé que descolou), duas cadeirinhas infantis (esta da foto é daquelas que vêm com blocos de montar dentro), um flutuador, fita crepe, corda de pular e uma bola de ginástica. No decorrer da brincadeira também foram usados uma caixa de papelão e bexigas.

Brincadeira de circuito para as crianças - material

Mas você pode usar outros elementos que tenha em casa: escada (usada deitada no chão, para que eles passem pelos degraus), bambolês (pular num pé só; passar pelo meio), piscina inflável (para jogar ou pegar algo de dentro) , pneus, almofadas (para fazer um caminho que eles precisam saltar. Lembre que na grama a almofada não escorrega), fitas de papel (para fazer uma teia de aranha em árvores ou cadeiras para a criança atravessar) ou um tapete enrolado (para caminhar se equilibrando). Olha quanta coisa podemos inventar! Isso sem contar que podemos usar os elementos que estão disponíveis no espaço externo onde estivermos, como estas pedras aqui, ótimas para treinar saltos.

Brincadeira de circuito para as crianças - pulando nas pedras

Como eu disse, o circuito não tem regras muito rígidas. E cada criança pode completá-lo de uma forma diferente. No caso dos filhos da Patcamargo, por exemplo, cada um encontrou sua maneira de passar pelas cadeiras e o rodapé. O Pocoyo preferiu correr e saltar

Circuito de atividades - henrique pulando o obstáculo

A Potchochenca chegou pertinho devagar e passou um pé depois do outro.

Brincadeira de circuito para as crianças - larissa pulando o obstáculo

A Cururuca decidiu que iria por baixo.

Brincadeira de circuito para as crianças - passando por debaixo do obstáculo

No caso da bola de ginástica também houve diferenças: uma fez como a Patcamargo tinha imaginado, chutando e empurrando a bola com a mão até chegar à outra atividade.

Brincadeira de circuito para as crianças - usando a bola para a diversão

A outra, preferiu subir as escadas com a bola (claro, com a Pat atrás dela para evitar acidentes).

Brincadeira de circuito para as crianças - larissa levando a bola pela escada

E a bexiga na caixa? Foi difícil completar esta porque estava ventando e a danada da bexiga não caia dentro da caixa! Nesta hora, eles quase desistiram de tudo e a Patcamargo precisou incentivá-los a continuar. Acontece, não é?

Brincadeira de circuito para as crianças - bola na caixa

Por fim, mais algumas fotos de como as crianças resolveram o circuito.

Brincadeira de circuito para as crianças - carrinho de m]ao com a boneca

Brincadeira de circuito para as crianças - usando a cdeira para crianças

Com o flutuador (ou canudo) transformado em um círculo preso com fita crepe, as crianças resolveram chegar de um ponto a outro rolando-o e correndo atrás dele. Como você vai ver na foto abaixo, eles corriam tanto, que só o flutuador apareceu na imagem rsrsrsrsr!

Brincadeira de circuito para as crianças - canudo

Se você quiser outras dicas para criar uma brincadeira em forma de circuito tem este post aqui ou este outro, com uma pista para bebês que engatinham, que estão em inglês, mas as fotos são auto-explicativas. E eu preparei também uma busca no blog que mostra várias brincadeiras que já fizemos ao ar livre e que você pode aproveitar num final de semana de tempo bom! Aproveite!

Sabe que estamos chegando no post 500 do blog! Tem muita sugestão de brincadeira todos os dias. E se você não quer perder nada, assine nossa newsletter que semanalmente tem novidade no seu e-mail.

5 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.