
Música para colocar a família toda para se mexer – tchu, tchu, tchá
Tchu, tchu, tchá, tchu, tchu, tchá. Opa!
Se enganou quem pensou que eu iria cantar com as crianças a música do João Lucas e Marcelo. Nananina. Na coluna sobre música de hoje, eu trouxe uma canção que eu aprendi há muito tempo, na época em que fazia parte de um Grupo de Jovens da Paróquia Santa Teresa, e que meu filho, o Pocoyo, de 5 anos, também aprendeu na escola. Mais do que uma feliz coincidência, o fato me lembrou que existem músicas ótimas para movimentar as crianças e nós adultos.
Esta se chama “Eu vou andar de trem”. Ela é muito divertida e acompanhada por gestos. Sempre funcionou muito bem para brincar com crianças de 3 a 11 anos. E quando a gente começa é um show de risadas. Como tem gestos para serem imitados, a música é ótima para quando os irmãos, primos ou amigos estão junto. Agora imagina a cena de uma mãe dançando essa música divertida. E ela aconteceu! Olha só:
Se você quiser tocar e se divertir também, a letra é a seguinte (com cifra para violão):
Tom:C
C G
Eu vou andar trem,
F G C
E você vai também
C G
Só falta comprar uma
F G C
Passagem para o velho trem, uma
F G C
Passagem para o velho trem
Então a música para e a gente fala:
Braço para frente, o outro braço, dedo prá cima!
E tchu, tchu, tchá,
Tchu, tchu, tchá
Tchu, tchu, tchá, tchá, tchá.
Daí recomeça a música. Cada vez que a canção para, acrescentamos mais um gesto à brincadeira (dedo para cima, perna para dentro, língua de fora, bumbum para trás, cabeça para o lado). E tudo fica muito engraçado! Escuta só o Pocoyo, a Cururuca e a Potcho cantando.
Quando o Pocoyo tinha seus 2 anos e a Cururuca ainda ficava no sling, com 3 ou 4 meses, eu cantava com eles na área de lazer do prédio e rapidinho várias crianças chegavam para cantar também. Sucesso garantido!
Neste vídeo do Youtube de formação de brincadores tem a brincadeira do trem para a gente entender direitinho. Vamos remexer no trem!
Outra coisa, sabia que agora temos uma playlist no Spotify? Pois é. Músicas que a gente curte com os nossos filhos. Quem sabe você não curte?
+ Seja o primeiro a comentar
Comente