
Brincando na cozinha: como criar uma Floresta Encantada dos Nutrientes com as crianças
Por aqui é bem comum as famílias se sentarem com as crianças para jogos e brincadeiras mais calmas, tipo quebra cabeça, memória, ou blocos de madeira.
O Tempojunto na Cozinha desse mês parece mais umas dessas brincadeiras do que propriamente cozinhar. Foi tipo um joguinho de montar, que a gente pode comer quando está pronto. Contamos também com uma ajuda extra: a vovó Roswitha participou da brincadeira.
E no final, além de um ótimo TempoJunto, comemos a ‘Floresta Encantada’ onde habitam pequenos seres mágicos que se chamam ‘nutrientes’ 😉
Vamos lá?
FLORESTA ENCANTADA DOS NUTRIENTES
Para essa receita, é melhor preparar algumas coisas com antecedência e pedir a ajuda das crianças só na hora de montar o prato.
Você vai precisar:
1. Molho de sua preferência.
(Eu preparei antes e deixei esfriar um pouco para não ter perigo de a Lily se queimar).
Pode ser bolonhesa ou sugo, por exemplo. Eu fiz um sugo com legumes.
Usei:
– cebola picadinha
– 1 abobrinha ralada
– 2 cenouras raladas
– azeitonas picadinhas
– 1 lata de tomates inteiros e sem pele
– 1 pitada de açúcar mascavo
– sal e pimenta à gosto
– manjericão picado
Refoguei tudo em um pouco de azeite de oliva, acrescentei os tomates e deixei cozinhando até que o molho engrossou e a cenoura ‘desapareceu’. Aí é só temperar e pronto. É legal deixar o molho bem grosso ou vai juntar muita água no fundo quando for ao forno.
2. Macarrão e corante natural
Eu usei o rigatoni, aquele macarrão de tubinho. Ele tem um tamanho bom para fazer o ‘chão’ da floresta e os buracos grandes o suficiente para encher com o molho.
Como fazer:
Cozinhe o macarrão um pouco mais durinho que ‘al dente’. Por exemplo se na embalagem disser 15 minutos, cozinhe por uns 11 minutos, porque ele ainda vai ao forno e aí vai terminar de cozinhar sem desmontar.
Escorra e lave em água fria, assim você evita acidentes e queimaduras com as crianças!
Prepare uma tigela com água morna e o corante da sua preferência para tingir o macarrão. Nós usamos verde! Deixe as crianças colocarem o macarrão na água colorida. Agora é só ir mexendo até que eles tenham mudado de cor.
Escorra e reserve.
Agora vamos à montagem!
Você vai precisar:
– queijo parmesão ralado (1 pacote)
– uma forma de bolo redonda, dessas que você retira a lateral como um anel. (o tamanho vai depender da quantidade que você quiser fazer).
Coloque o parmesão em uma tigela e passe os tubinhos no queijo, como se você fosse empanar. Na hora que o macarrão for ao forno, o queijo vai derreter e grudar os tubinhos uns nos outros e sua floresta não vai desmoronar!
Posicione os tubinhos em pé, um ao lado do outro, até encher a forma. Despeje o molho de tomate, tomando cuidado para colocar o molho também dentro dos tubinhos. Polvinhe com o resto do queijo ralado e leve ao forno até o queijo derreter e ficar douradinho.
Retire do forno e ‘plante’ as árvores (brócolis cozidos, temperados só com um pouco de sal e azeite de oliva).
Está pronta a floresta encantada dos Nutrientes!
Dá uma olha da nossa bagunça!
Vamos tingir esse macarrão!
Será que dá pra ver alguma coisa nessa luneta?
Eu vou é comer um pra experimentar!
Agora minha mãe falou pra colocar o queijo ralado nessa vasilha
Ela também me ensinou que tem que passar um pouco de azeite de oliva nessa forma senão o macarrão vai grudar.
Agora tem que passar o macarrão no queijo ralado.
E eu vou experimentar mais um porque eu acho que o macarrão verde tem um gosto diferente.
Agora tem que colocar os tubinhos todos em pé nessa forma… Mas eu decidi experimentar um com queijo porque eu acho que é ainda mais gostoso!
…e agora a minha vó resolveu ajudar!
Tá quase pronto. Agora o molho…
…e plantar umas árvores pra terminar a nossa floresta.
Peraí que agora preciso experimentar uma dessas árvores!
Espera só mais um pouquinho que eu já volto! …eu também quero fazer fotos pra esse tal de blog 🙂
Agora sim…Aprovado!!
Nota da Patrícia Marinho
A Mônica escreveu um ebook muito legal sobre como ajudar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis. Se você quer que o seu filho se alimente melhor mas não sabe como, este livro é para você. Ele traz 18 dicas e orientações para papais e mamães sobre questões relacionadas a alimentação e ainda um conjunto de atividades e brincadeiras para que pais e filhos juntos aprendam sobre o assunto. Tenho certeza de que depois de conhecer a Turminha da Saúde, personagens criados pela Mônica para apresentar os grupos alimentares, vai ficar mais fácil e prazeroso fazer as crianças comerem bem. Para adquirir o seu exemplar de “Alimentação com Saúde e Diversão” e recebe-lo por email, basta clicar aqui.
Monica Herzer-Mitteregger é mãe da Lily e mais uma brasileira vivendo em terras estrangeiras. Saiu do Brasil em 2008 e hoje mora em Graz, na Áustria. Publicitária por mais de 15 anos, desde 2014 tem se dedicado às suas panelas e à Nutrição Infantil. Suas experiências e aprendizados ela compartilha no blog Kids & Kitchen– um espaço criado para promover a alimentação saudável e ajudar mamães e papais a criar novos hábitos para a família toda.
Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente