Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas


By patcamargo

“Voar, voar, subir, subir” (é, Biafra. Pois é). Eu literalmente não via a hora de escrever este post. Não que eu seja uma ótima empinadora de pipas, mas eu tenho lembranças muito legais brincando com papagaio no parque. Uma das poucas vezes que vi meu pai brincando, pois essa não era muito a praia dele. E eu descobri que brincar com a pandorga (olha quantos nomes diferentes!) funciona mesmo para crianças pequenas, ainda que elas não tenham a coordenação suficiente para empinar, o que, em geral, acontece depois de 7 anos.

Neste post eu vou mostrar como fazer três pipas diferentes, todas com materiais simples. Como tem bastante passo-a-passo, vamos começar sem mais delongas. O material que eu precisei para as duas primeiras está aqui nesta foto:

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - material

1 folha de papel sulfite

1 folha de papel de seda, destes que vem dentro dos presentes

linha de pipa, também conhecida como linha 10

linha de costura resistente

canudos (se forem de papelão duro, a pipa fica mais resistente. Mas neste caso, escolha um canudo mais fino). Eu poderia usar varetas, mas como estava com as crianças, achei melhor garantir uma segurança a mais.

fita adesiva

tesoura

agulha

Papagaio vermelho e azul

Para este primeiro papagaio, você começa com a dobradura, a partir da folha retangular colocada na posição horizontal na sua frente. Você pega a ponta de baixo direita e leva na direção da parte superior do papel, formando o lado de um triângulo. Faça um vinco.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - dobradura no quadrado

Em seguida, corte a parte lateral retangular esquerda, para obter duas folhas quadradas. Assim podemos continuar.

Com o papel de seda virado num losango, prenda os canudos com fita adesiva, formando uma cruz. Se for preciso emendar um canudo no outro, faça primeiro a emenda separada.

Detalhe importante: o canudo que ficar na horizontal precisa ser ligeiramente curvado na direção das pontas do papagaio. Prenda tudo com fita adesiva. Na foto, eu usei fita crepe só para você poder ver melhor. Mas a fita crepe deixa a pipa muito pesada e ela não voa muito bem.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - pipa com canudo

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - canudos unidos com fita crepe

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - pipa simples quase pronta

A próxima etapa e fazer o estirante do papagaio. Estirante é formado por duas linhas que saem do meio e da parte superior da pipa e se juntam, formando um triângulo, mais próximo do meio. É neste estirante que prendemos a linha de pipa para empinar. Você pode usar linha de costura, mas no caso deste papagaio, a linha de pipa dá mais resistência.

Faça dois furinhos de cada lado dos canudos (bem rentes) verticais, bem na altura da junção com os canudos horizontais. Repita a operação um pouco mais acima. Passe a linha das costas da pipa para a frente. Segure as duas pontas da linha e faça um nó para uní-las. Pense que o ideal é que o nó deixe as duas linhas com o mesmo tamanho.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - estirante da pipa vermelha

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - linha na pipa vermelha

Para finalizar, falta a rabiola. No caso deste modelo, para que fique estável no céu, corte tiras de papel de seda e prenda-as em três pontos diferentes do papagaio, como na foto. De novo, usei a fita crepe somente para ser mais visível na foto.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - linha na pipa vermelha quase pronta

Prontinho! Agora basta amarrar a linha de pipa no estirante e se divertir muuuito!

Pipa de sulfite

Esta segunda pipa é mais fácil de fazer. O segredo todo está na dobradura do papel sulfite, que usamos inteiro, retangular mesmo. Com o retângulo na horizontal, dobre no meio lateralmente, fechando como um livro. Em seguida, marque com lápis dois pontos*: o primeiro deve estar a maios ou menos 1,2 cm da parte superior em direção ao centro.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - marcando papel sulfite

O segundo ponto, você faz na parte de baixo do papel, exatamente como o primeiro, só que a 7,5 cm do centro. Trace uma linha entre estes dois pontos e dobre o papel para fora, bem neste linha. Vai parecer que você está fazendo uma asa torta de uma avião de papel.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - dobradura da pipa de sulfite

Ok. Prenda com fita adesiva bem na junção das dobras, para deixar as duas partes unidas. Não precisa muito, só um pedaço na parte de cima, de baixo e no meio. Na parte superior, mais larga da pipa, você vai prender o canudo. Só um, na horizontal.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - canudo na pipa de sulfite

Em seguida, vamos fazer o estirante. Com a agulha, fure a parte de baixo da pipa, a cerca de um terço de distância da parte mais estreita. Passe a linha de costura e amarre.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - linha da pipa de sulfite

Por último, corte duas tiras de papel de seda e prenda com fita adesiva na ponta inferior da pipa para fazer a rabiola. Está pronta! Sabe que esta foi a que mais voou com as crianças?

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - Sofia empinando a pipa de papel sulfite

Como fazer uma bicuda ou ratinho

Agora a mais simples, que não requer quase nenhum material, além de papel sulfite e uma sacola plástica para fazer a rabiola (que também pode ser de papel de seda, como eu fiz). Eu a conhecia como peixinho. Mas descobri que o nome certo é Bicuda ou Ratinho. E quem duvida que ela voa alto, bóra fazer para provar o contrário! No vídeo abaixo tem o passo a passo certinho.

Dá uma olhada como foi a diversão com a pipa, o papagaio e a bicuda em casa!

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - henrique com a pipa papagaio vermelho e azul

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - patcamargo empinando a pipa

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - Patcamargo correndo com a pipa

Para finalizar, olha que vídeo legal do pessoal do Instituto Alana, que eu gosto muito, mostrando como fazer uma bicuda, no projeto Território do Brincar

Eu sei que nem sempre dá para vir todo dia aqui no blog. Então, assina a nossa newsletter. Toda semana, você recebe no seu email um resumo com tudo o que fizemos por aqui. Assim, pode facilitar a vida, não é?

*Para facilitar o entendimento, estas três etapas estão lincadas com vídeos do blog Como Faz.

2 Comments

Comente
  1. 1
    josiane

    Agradeço essa rica oportunidade de conhecer valores que são essenciais para compor a infância e crescer na imaginação junto as minhas crianças. Sou educadora a 7 anos amo estar e viver com elas.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.