Arte com bombril, que tal essa ideia?


Hoje quero falar de uma técnica de pintura super bacana que eu já vi que funciona muito bem com crianças mais velhas: arte com bombril (pode ser qualquer outra palha de aço, viu?). De uma maneira inusitada as crianças podem fazer um papel de carta lindo e ainda se surpreenderem no percurso. Toda vez que faço essa atividade as crianças saem encantadas justamente porque o resultado é inesperado.

Foto: Fabio Furtado

Foto: Fabio Furtado

Foto: Fabio Furtado

Foto: Fabio Furtado

Os materiais necessários para esta atividade são: papel sulfite A4, revista com páginas coloridas (você já vai entender porque), um pedaço de bombril e uma tesoura.

Arte com bombril - material para a atividade criativa

Para começar, lembre-se de proteger a superfície em que vocês vão trabalhar com jornal ou papel craft porque a arte com bombril é bacana, mas deixa uma baguncinha básica na mesa. Depois, vocês precisam escolher uma página da revista que seja bem colorida. A página tem que estar toda entintada para a atividade funcionar. Escolhida a página, hora de recortar as bordas de modo a deixar a página da revista menor do que a folha de papel 4A.

Arte com bombril - recortando o papel

Para fazer uma figura simétrica, a dica é dobrar o papel em 4 parte e recortar todos os lados ao mesmo tempo, que nem a Gabi, amiga da Carol, está fazendo na foto acima.

Depois você precisa abrir a página que foi recortada da revista e colocá-la em cima da folha de papel sulfite. Daí você vai usar o bombril para esfregar a página da revista, do meio para as beiradas, de forma que a tinta da revista vai sendo aos poucos transferida para o papel A4.

Arte com bombril - passando o bombril na folha

No final, boa parte da tinta que estava na revista terá virado uma borda no papel branco. Assim:

Arte com bombril - a tinta que sai do papel com bombrilArte com bombril - resultado da folha

Viu que legal? Agora o papel está pronto para virar uma carta linda para alguém querido ou simplesmente virar a moldura para um desenho.

Arte com bombril - resultado da atividade artística com bombril

Quem ver melhor como funciona? Dá uma conferida no video que preparamos para o nosso canal no Youtube.

Gostou da ideia de fazer arte de um jeito diferente com as crianças? Tem um post ótimo que fizemos aqui para o blog com 50 brincadeiras artísticas fantásticas que qualquer um pode fazer que vale a leitura. Quem sabe serve de inspiração para um Tempojunto bacana?

Ah, antes de terminar, você sabia que a gente posta brincadeiras novas todos os dias aqui no blog? Se você não tiver tempo de ficar vindo aqui e preferir receber nossos links por email, é só se cadastrar aqui para receber a nossa newsletter semanal.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.