Aplicativos que trabalham a motivação das crianças


coluna da michelle

Se pensarmos que as experiências vividas por nós têm o poder de moldar a arquitetura do nosso cérebro, saberemos que as bases da aprendizagem vêm sendo construídas aos pouquinhos, diante de estímulos, cuidados e afetividade.

Quando uma criança brinca, ela não deseja estar sozinha, ela quer compartilhar, ganhar, perder, rir, falar, ouvir… ela quer APRENDER. E aprendizagem está em tudo: está na invenção de amigos imaginários, nas brigas com os irmãos, está no aprender a andar de bicicleta, baixar novos aplicativos e fazer a lição.

O brincar pode ser simples, pode ser elaborado, pode ter movimento ou pode ser parado. Neste lugar, a criança tem espaço para pensar, construir, resgatar informações já adquiridas, elaborar estratégias e trocar. Nesse lugar, ela quer fazer um pouco de tudo, mas sem dúvida, deseja que tenha alguém para passar um #tempojunto brincando e aprendendo coisas dessa nova geração.

E aí vão algumas dicas de app para movimentar as estruturas cognitivas e dar um up em um dos quesitos mais importantes para a aprendizagem: MOTIVAÇÃO!

1-Porco Espinho

Este app vem cheinho de atividades em que a criança precisa achar elementos iguais, perceber diferenças, lembrar de itens vistos, ler histórias e interpretar e ainda se envolver em situações que você vai precisar pensar na melhor forma de ajudar o nosso amigo aí. Indicado a partir de 7 anos esse app tem 3 versões diferentes.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - porco espinho

2- Adivinhe

Um jogo super legal para estimular a imaginação através do uso da percepção visual, pois as imagens aparecem pela metade e então temos que pensar em algumas possibilidades para escrever a palavra correta. Indicado para crianças a partir de 7 anos.

3- Mini Race

Mini Race – Dash&Dodge – Este é um daqueles joguinhos que a garotada adora, pois tem que ter agilidade para conseguir desviar dos obstáculos no caminho e pegar algumas frutinhas para dar mais chances do nosso amigo aí ganhar a corrida. A partir de 5 anos.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - minirace

4- Numbertis

Numbertris – É um app que as crianças vão começar a jogar, mas se deixar os pais vão querer competir de pertinho. A lógica é juntar quadrados com os mesmos números e quantidade correspondente para destruir os blocos que vão aparecendo e dificultando as jogadas. Uma nova forma de jogar TETRIS. A partir de 10 anos.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - numbertis

 

5- TapKids

Tap Kids é um aplicativo com alguns joguinhos que favorecem a aprendizagem de cores, cálculos simples e estimulam o desenvolvimento da liguagem com a leitura de palavras simples. Para as crianças que estão iniciando o processo de alfabetização ele é bem interessante. A partir de 6 anos.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - app tapkids

6- Toca band

Toque sons, faça sua própria banda, sinta os ritmos e dance com a música. Os pequeninos adoram e a gente se diverte. A partir de 2 anos.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - App toque sons

E para quem é fã do Palavra Cantada, vale a pena baixar esse aplicativo que além de ter uma playlist com as músicas que você mais gosta, tem um joguinho super interessante para estimular a escrita. São dois apps diferentes um é o PALAVRA CANTADA: Músicas infantis (para todas as idades) e o outro é o BRINCANDO COM PALAVRAS, onde a criançada precisa montar as palavrinhas da música. Sou suspeita para falar, pois AMO Palavra Cantada. Esse é indicado a partir de 5 anos.

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças - brincando com as palavras

 

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

8 Comments

Comente
  1. 3
    Flavia

    Oi, Michele! Tudo bem? Qual nome do app do Toca Boca que vc recomendou p crianças a partir de 2 anos no item 6? Parabéns pelas dicas!

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Flávia, aqui é a Patricia Marinho. Chama-se Toca Band. Vou agora deixar isto claro no post.
      beijos
      Patrícia

  2. 5
    Shirley

    Quero atividades motivacionais para alunos do sexto ao nono ano de escolaridade em contexto escolar, q os motive a permanecer dentro da escola e q lhes permita serem sociaveis uns com os outros

    • 6
      Patrícia Marinho

      Shirley, não sei se você chegou a ver o blog com detalhes, mas o nosso foco são atividades para pais e filhos fazerem juntos. Além disso, concentramos as atividades em crianças de 0 a 10 anos. Não conseguimos ajudar com esse seu pedido, infelizmente.
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.