10 dicas de livros para crianças pequenas


Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro. Como a gente super acredita que formar leitores é uma excelente forma de passar tempo junto com os filhos, resolvi fazer este post com 10 dicas de livros para crianças pequenas. São os livros preferidos da Gabi e fazem parte da biblioteca itinerante que tenho em casa e que foi montada pensando em crianças a partir dos 18 meses.

Como escrevo no post “Leitura Brincante para Bebês“, em que falo sobre a inclusão da leitura na rotina de brincadeiras, “quanto mais cedo a gente conseguir inserir o livro no cotidiano dos pequenos, melhor para eles (e para nós) em vários sentidos, já que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano“.

Leitura brincante para bebês - caixa de livros material

Os três primeiros livros eu já havia mencionado no post anterior. Passados 3 meses daquela postagem, eles continuam fazendo sucesso. São eles:

1. “Primeiros Passos do Bebê – Na Fazenda”porque além de ter  livros, ele vem com cubos para encaixar e empilhar que a Gabi ama.

Leitura brincante para bebês - primeiros passos do bebe

2.  “Hora de Comer, da coleção Toque e Descubra”. Ótimo para se usado no cadeirão para distrair o bebê antes e depois das refeições. 

Leitura brincante para bebês - livro de legumes

3 .“100 Primeiras Palavras – Alimentos”. Outro que é ótimo para ajudar a distinguir e nomear os alimentos. Ele vem com um app gratuito que “fala” o nome dos alimentos, mas confesso que nem baixei.  Interação com a versão de papel foi mais do que suficiente.

Leitura brincante para bebês - livro de frutas

Os novos livros são comprados em função dos interesses da Gabi e do meu desejo de apresentar um novo repertório, já que ela está aprendendo a falar. Novos livros, com novos temas, estimulam a curiosidade e ela vai desenvolvendo a linguagem de forma espontânea. Além disso, como ela ainda é pequena, procuro por livros que tenham algum estímulo sensorial, como texturas e abas, para que ela tenha ainda mais interesse em desvendar o objeto livro.

Dito isto, os outras 7 dicas de livros para crianças pequenas que funcionaram muito bem aqui em casa.

4. “Coleção Mini Mega Cubos“. É bacana pelo formato de cubo (dá para brincar de empilhar) e pela variedade de conteúdos: tem histórias, palavras. Dá para contar várias historinhas e fazer várias brincadeiras com os temas propostos.

Todo-Livro-Livro-Mini-Mega-Cubos-Todolivro-4320-15666-1

324-614344-1-5-mini-mega-cubos-aprenda-se-divertindo-com-8-livrinhos

5. “Toque e Descubra – Hora do Banho”. Outro livro que trabalha com texturas variadas para que a criança tenha uma experiência sensorial diferente em cada página. A coleção têm vários outros títulos, todos muito interessantes.

oque-e-descubra-hora-do-banho

6. “O livro das descobertas – Animas de estimação”. Esse é um daqueles livros com abas, que ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora fina, já que ela tem que usar os dedinhos para abrir as abas. Amo ver os dedinhos fofos da Gabi tentando abrir as abas para ver o que está escondido!

o-livro-das-descobertas-animais-de-estimacao-kindersley-dorling-9788564517332-photo14197471-12-4-2f

7. “Descubra os sons”. Outro livro interativo, com abas, em que a criança precisa usar o dedinho para descobrir a surpresa de cada página. É uma coleção com vários títulos. A Gabi também adora o “Descubra as cores”.

Descubra os sons

8. “Adivinhe o que é. Cãezinhos e Gatinhos”.  A Gabi anda obcecada pelos cachorrinhos que ela vê na rua. Acabei comprando este livro para trazer o assunto para dentro de casa já que não temos animais de estimação. O legal é que os bichinhos são travessos, então cada página vem um uma pequena aventura, que pode virar uma historinha para contar para os pequenos na hora de dormir. A coleção tem vários outros títulos.

adivinhe-o-que-e-caezinhos-e-gatinhos

9. “Meu primeiro livro de Coisas para aprender”. Logo que a Gabi começou a falar, eu percebi uma coisa: ela gosta de falar. E mais, gosta de mostrar que sabe o nome de uma determinada coisa. Por isso, quando encontrei este livro achei que seria ótimo para o momento dela. É como se foi uma pequena enciclopédia. Cada página tem um tema e várias ilustrações sobre aquele tema. A Gabi ama ficar apontando e falando os nomes dos objetos que ela conhece e fica curiosa para saber o nome dos novos.  “Que é isso, mamãe?”

meu primeiro livro de coisas para aprender.aspx

10. “Aprenda com o Mickey”. É uma coleção de 6 livrinhos que vêm dentro de uma caixa que virou uma maletinha para a Gabi. Outro dia ela não queria sair de casa sem levar a maleta de jeito nenhum rsrsrsrs.

aprenda com o mickey.aspx

Olha aí a Gabi aí, brincando de ler!

Se você gostou destas nossas dicas, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

post_link_parceiros

4 Comments

Comente
  1. 4
    Lia de Paula Moraes

    Sugiro para as crianças com hiperatividade a leitura do JOÃO AGITADÃO ilustrado pelo Ney Megale, o autor de O Mistério dos Narizes Desaparecidos. O JOÃO AGITADÃO aborda de forma leve e divertida características do comportamento das crianças hiperativas e contribui para ajudar a elevar a autoestima dessas crianças.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.