10 brincadeiras que estimulam a prática de esporte


By patcamargo

Se tem uma coisa que é a minha praia são as brincadeiras que envolvem movimento. Eu já escrevi aqui sobre um circuito de brincadeiras com objetos que temos em casa, uma gincana de estímulos e um pula-pula com almofadas. Como em casa são três e em idades “do agito” (6, 4 e 3 anos), estimular a coordenação motora grossa, brincando de pular, correr e equilibrar-se é fundamental.

Os especialistas sugerem que a prática esportiva se inicie a partir dos 5 anos de idade. E que a responsabilidade deste gosto pelo esporte seria da escola. Mas será que é só a escola que pode incentivar esta aptidão? Acho que não. O Pocoyo faz natação e participa de uma aula na escola, onde, por meio de brincadeiras, ele conhece diversas modalidades de esportes. Isso é que me parece muito legal e tem tudo a ver com o dia a dia aqui em casa: trabalhar o lúdico, as brincadeiras para estimular a prática de um esporte. Ou seja, eu também, como mãe, em casa posso fazer parte deste “gosto pelo esporte”.

Por isso, hoje vou trazer sugestões de atividades que eu e a Patricia Marinho costumamos fazer em casa com as crianças, e particularmente com o Pocoyo e a Carol, que são uma ponte para o esporte. Todas muito simples e ótimas para termos um super tempojunto. Olha só:

1. Pega-pega (corrida)

Difícil encontrar uma criança que não goste de uma boa corrida. O pega-pega estimula a coordenação e fortalece os músculos, além da mega atividade cardio-respiratória. E haja fôlego! Eu me valho de artifícios para conseguir acompanhar. Coloco pelo menos dois lugares de “piques” (onde estamos momentaneamente salvos de sermos pegos) e aprendi com a escola das crianças novas modalidades desta brincadeira.

Tem o pega-pega alienígena (as crianças precisam levar objetos até um ponto, que é a nave espacial, sem serem pegas); o pega-pega Frozen (quem é pego congela até ser salvo); pega-pega vivo-morto (quem é pego fica agachado) e por aí vai. Olha aí a Patrícia Marinho correndo com a Carol no parque!

10 atividades que estimulam a prática de esporte - pique pega

2. Saltos

Quando você tem a disposição um parque com areia ou um clube com tatame, pode estimular uma brincadeira de saltos pelos obstáculos, uma espécie de parkour para crianças. Para quem não sabe, parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. O primeiro post de brincadeira que escrevi para o Tempojunto foi sobre o pula-pula que montei com almofadas e colchões em casa. As crianças amam e pulam sem parar. Hoje em dia o Pocoyo já está superando obstáculos maiores. Quem sabe não estou incentivando o próximo João do Pulo ou Maureen Maggi, certo?

10 atividades que estimulam a prática de esporte - parkour

3. Equilíbrio

Fundamental em esportes como skate, surf e ginástica artística, brincar de equilíbrio pode incentivar estas modalidades. No meu caso, imitamos macacos em casa e eles se equilibram sobre os meus joelhos. Mas não precisa tanto. Um tapete enrolado já forma um caminho que precisa ser percorrido equilibrando as passadas. Andar sobre uma muretinha baixa também.

11 Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças - equilibrio

4. Surf

Uma forma ótima de despertar o interesse das crianças por essa modalidade esportiva é colocá-las em pé num tecido e sair puxando, como se elas estivessem em uma prancha.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - surfe

5. Circuito

Você pode montar um circuito de atividades lúdicas para as crianças a partir de objetos que você tem em casa. No post que eu escrevi sobre esta brincadeira tem várias sugestões e você pode incrementar com outras ainda. Salto a distância, salto em altura, arremessos, o gosto por essas modalidades do atletismo podem ser despertadas por brincadeiras assim.

Brincadeira de circuito para as crianças - pulando o obstaculo

6. Pular / brincar na água (piscina, banheira)

O verão (finalmente!) se aproxima e as brincadeiras na piscina são ótimas para que as crianças percam o medo, se acostumem com a água e queiram aprender a nadar. A atividade, aliás, além de ser um dos esportes mais completos, garante mais segurança para a gente com relação às crianças, não é mesmo? Se você colocar o seu filho na natação, pense se é apenas um meio dele aprender a nadar ou se é um dos primeiros estímulos que ele vai ter para praticar esporte. A Carol faz natação a 6 anos e hoje consegue nadar os 4 estilos e ainda fazer 50 metros de nado livre com virada olímpica. E pensar que este gosto pela água pode começar pelas brincadeiras!.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - natação

7. Brincadeiras com bola (coordenação mão-olho)

Tanto faz se é chutar, ou jogar e pegar com a mão. Bola faz parte da vida das crianças desde bebês. Coordenação, noção espacial e de tempo e velocidade são algumas das coisas que se desenvolvem com brincadeiras com a bola. Podemos considerar uma aula de física na prática.
Da próxima vez que for ao parque, leve uma bola e experimente ensinar algum movimento novo para a criança, como fazer a manchete do vôlei ou o arremesso do handebol.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - jogando vôlei com a manchete

8. Andar de triciclo / ensinar a andar de bicicleta

Se você tem oportunidade de andar de bicicleta com seus filhos ou se eles podem ter um triciclo, use e abuse desta atividade. O ciclismo é um esporte que engloba concentração, força muscular, ampliação da capacidade cardio-vascular e como ultimamente está na moda, existem vários locais em cidades pelo Brasil com espaço para pedaladas. O Pocoyo, a Cururuca e a Potcho estão no triciclo ainda, mas eles adoram. Eu não vejo a hora de passar pela experiência de ensiná-los a andar de bicicleta.

9. Escalada

Você já foi num parque ou estabelecimento com parede de escalada? Eu e a Patrícia Marinho já fomos a vários. Tem uma coisa muito legal na prática de esportes radicais com as crianças (sempre com segurança, é claro), que é acompanhar a felicidade delas quando conseguem superar um desafio. Cabe a você acompanhar e apresentar o próximo desafio.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - escalada

10. Brincar com faixa de tecido strech

Quando eu estava escrevendo este post, me deparei com uma brincadeira, sugerida pelo blog Parents, usando uma faixa larga de tecido tipo strech (que estica bastante) para fazer movimentos de ginástica artística e alongamento. No fundo, eu acho que vai ser uma ótima pedida para brincarmos de encolhe-estica o corpo. Como eu ainda não testei, fica como dica extra, até porque eu acho que vou fazê-la breve, breve.

Viu quantas opções e como os pais podem contribuir para o gosto pela prática esportiva? “Para as crianças de até 12 anos, toda atividade física é divertida”, diz Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em outra entrevista que pesquisei na internet. Antes mesmo das crianças terem idade para ir à escola, é importante que os pais não deixem os filhos pequenos o dia todo sentados na cadeirinha, no berço ou no chiqueirinho. “As atividades físicas devem ser lúdicas e divertidas, como brincadeiras de rolar, escalar, andar e engatinhar”, explica Jorge. “Mas nada de pegar pesado com a criançada. Durante a infância, o esporte deve ser lúdico, apenas com brincadeiras, pouca competitividade e com estímulos diversos. E nada de forçar ou estipular sacrifícios, cada criança tem seu próprio limite e respeitá-los ajuda na evolução, na diversão e no autoconhecimento”, diz o fisioterapeuta Marcelo Bannwart Santos.

Este post aqui tem o patrocínio de NESCAU. E a gente curtiu fazer porque a prática esportiva precisa estar na vida das crianças, tanto quanto a brincadeira. Especialmente para as que já estão deixando a primeira infância e tem mais de 7 anos. Nos textos abaixo tem vários assuntos que eu imagino que irei passar com os meus filhos, tanto com relação ao esporte, como no seu desenvolvimento. Por isso, marquei aqui para eu ler agora e reler de novo e de novo.

. No limite de cada um

. Equilibrar a agenda

. Ele também pode perder algum dia

3 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.