
Brincadeiras de sons com bebês recém-nascidos
Quando o bebê nasce, ele já tem a audição bem desenvolvida. Isso é ótimo, porque brincadeiras de sons pode ser a primeira experiência em que você perceberá uma reação do seu filho recém-nascido. Segundo os especialistas, os bebês gostam principalmente de sons altos, mas não precisa sair gritando o tempo todo ou colocar música muito alta constantemente. Isso irrita e prejudica a audição. Mas tem várias brincadeiras possíveis de fazer, divertidas e que você pode aproveitar desde quando seu filho for bem pequenino.
Conversar e cantar
Sua voz certamente foi uma das primeiras coisas que seu filho ouviu ao nascer. E será o som que irá acompanhá-lo por muito tempo. Então, nada melhor que acostumá-lo com ela. Converse com o bebê sempre, o tempo todo. Use tons diferentes, fale mais alto e depois mais baixinho. Brinque com os ruídos que você consegue fazer. E cante.
É indiferente para o seu filho se sua voz é afinada ou desafinada. Em casa, meu marido é músico e volta e meia eu percebo que ele espreme os olhos quando eu dou aquela destoada na música. Mas ele nunca me corrigiu quando estou cantando para e com as crianças. Porque isso realmente é irrelevante. Então solte a voz e cante! Este aqui na foto é o Bernardo, filho da Patricia (mais uma!) e do Vinícius. Ele havia completado 2 meses e olha a atenção enquanto a mamãe falava e cantava. Não parece que ele já está querendo cantar junto?
Brincar com molho de chaves
Eu sempre brinquei com meus filhos usando um molho de chaves. Desde bem pequenos eu balançava as chaves perto deles. Depois, deslocava o molho para a esquerda e para a direita para ver se eles conseguiam acompanhar o som.
Também funciona chegar bem perto com as chaves e depois se afastar, para o bebê perceber as diferenças de volume do barulho. Olha a farra do Bernardo com a Pat.
Caixa de música e carrilhão de vento
Quem advinha que som está fascinando tanto o Bernardo?
Os recém-nascidos adoram sons agudos e delicados, como o de caixinhas de música e carrilhões de vento. Se onde você mora há pássaros, o canto deles também é um excelente estímulo. Outros sons que chamam a atenção são do telefone tocando, de sininhos ou alarmes de relógios. Você pode brincar, variando os sons. Seu bebê vai aproveitar muito.
O Bernardo estava encantado com o carrilhão na casa dele!
Os sons da casa
Há quem instaure o terror do silêncio quando um recém-nascido chega em casa. Parece que tudo precisa ser sussurado e a gente se irrita cada vez que o carro da pamonha passa na rua. Tenha tranquilidade de expor o bebê aos sons do dia a dia. Seja a televisão ou rádio ligados num volume normal, o aspirador de pó, a máquina de lavar, o barulho do vizinho ou até das sirenes que passam na rua.
No início, o recém-nascido pode se assustar até com palmas e é normal haver um choro por conta disso. Mas nada que você não acalme com um abraço e carinho. E ao expô-lo aos sons, ele se acostumará e ficará muito mais fácil, por exemplo, colocá-lo para dormir sozinho no berço ou em algum eventual lugar de muito movimentado no futuro.
Outra dica dos especialistas é fazer o mesmo som – cantar uma mesma melodia, por exemplo – em situações cotidianas, como tomar banho, mamar, dormir. Desta forma, o bebê irá se acostumando e por volta de seis meses conseguirá prever a situação relacionada ao som. Isso ajuda à beça na rotina.
Não sei se você reparou, mas quem escreveu hoje fui eu, a Patcamargo. Pois é, estarei aqui todas as quintas-feiras, com os temas que costumava escrever aos domingos. Domingo agora é dia de descanso no Tempojunto para que a gente possa ter um tempinho junto com as crianças e a família 😉
Então, uma vez por mês, na segunda semana, estarei aqui, falando sobre brincadeiras que fizemos com bebês de até 1 ano, ok? E sempre terei a ajuda de uma família que queira “emprestar” seu filho para brincar aqui no Tempojunto.
Para você não perder nada, até porque a semana passa voando e a gente nem vai lembrar de tuuudo mesmo, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuita, você recebe semanalmente no seu e-mail uma mensagem com todas as publicações que escrevemos e você pode guardar o que quiser para consultar no futuro.
Amei tudo. Todas as dicas. E a estou brincando pra valer com meu filho de 4 meses. Na primeira tentativa tivemos progressos. Ele não pegava nada ainda, e de vez e quando ainda não pega, mas consegui que pegasse dois tipos de mordedores, um comum e o outro com chocalho, ele levou ambos a boca e isso foi o máximo pra mim, pois depois de ler suas postagens, vi que ele está um pouquinho atrasado cognitivamente. Vou dar prosseguimento as atividades e espero que vc nao abandone seu blog. Muito grata pelas dicas.
Oi Andrea,
Que bom que que você gostou. Obrigada pelos elogios. A gente já está fazendo o blog há dois anos. Pode deixar que vamos continuar por muito e muito tempo. Espero que você esteja sempre por aqui com a gente. E olhe, cada criança tem seu ritmo, viu?
beijos,
Patrícia
Super interessante pois tenho filho recem nascido dicas sempre e mt bom
Que bom que conseguimos ajudar, Luciana. Volte sempre!