Uma brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos


Aqui no Tempojunto a gente acredita que tudo fica mais fácil com as brincadeiras. Incluindo a aprendizagem formal. Tem coisa melhor do que ver a criança desenvolvendo suas habilidades cognitivas de um jeito leve e natural? Pois hoje quero mostrar um brincadeira que fiz com a Gabi que é um jeito ótimo de ensinar formas geométricas para os pequenos.

Estimular não é acelerar o desenvolvimento das crianças

Outro dia eu recebi uma crítica de uma pessoa que dizia que a gente estava querendo criar super gênios e não crianças normais. Tudo bem receber críticas construtivas, mas nada poderia ser mais distante do que acreditamos do que isto. Quando falamos em brincadeiras que estimulam habilidade cognitivas, como reconhecer cores e formas, não estamos querendo acelerar as crianças. Mas sim instigar uma curiosidade natural que elas têm de aprender. E se elas responderem a este estímulos e quiserem mais, ótimo!

Eu comecei a brincar com a Gabi de reconhecer formas geométricas usando as peças dos jogos de encaixar. Eu sempre nomeei as peças “olha o triângulo!”, “você pegou o quadrado” como parte do processo de estimulação da linguagem. Quando a gente conversa com a criança, ela sente a necessidade de conversar de volta com a gente. Mais para frente foi a vez das formas de feltro para colar na parede de contact.

(Antes que você me pergunte qual a idade adequada para cada uma dessas atividades, tudo depende de cada criança. Por isso, é importante observar as crianças e entender e respeitar o seu ritmo).

As formas geométricas estão em todos lugares

Num primeiro momento, a Gabi não conseguia fazer nenhuma associação entre as formas e os nomes. Mas as poucos essa relação foi aparecendo e hoje ela reconhece e nomeia as formas tranquilamente. Nossa brincadeiras agora já incluem procurar formas nos objetos da casa, como ver um círculo na luminária de teto da sala de jantar.

No dia desta brincadeira eu resolvi explorar um pouco essa ideia e colocar formas geométricas como parte integrante da casa. É por isso, que comecei usando fitas adesivas para desenhar um quadrado e um círculo no chão da sala (ia usar fita crepe, que é melhor para descolar, mas não tinha). A Gabi olhou aquilo e imediatamente foi buscar o bambolê dela para ser o círculo! Genial, né?

Nossa primeira atividade foi pular nas formas. Eu falava para a Gabi pular no quadrado e ela ia lá, certinho.

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - gabi pulando no quadrado

Depois peguei um monte de brinquedos e tarefa passou a ser organizar os brinquedos nas formas. Eu comecei, mas logo a Gabi passou a liderar “Esse vai para o triângulo, mamãe”.

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - gabi colocando o brinquedo no triangulo

“Essa boneca vai pro quadrado!”

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - colocando a boneca no quadrado

“Agora é a vez do círculo, mamãe!”

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - gabi colocando os brinquedos no circulo

No final minha sala estava assim:

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - a sala ficou assim

Viu que fácil? As formas geométricas passaram dias no chão da sala, o que não me incomoda nem um pouco, devo dizer, para que a Gabi pudesse fazer novas descobertas.

Curtiu a sugestão? Quer mais ideias de brincadeiras com crianças pequenas? Você pode voltar aqui no blog, sempre que precisar, ou receber as nossas postagens por email. A gente manda um resumo semanal com tudo o que publicamos para quem se cadastra na nossa lista. É grátis!

9 Comments

Comente
  1. 2
    Claudia Fonseca

    Genial! Aprendi novas ideias para fazer com meu neto. Ele tem três aninhos e juntos vivemos muitas aventuras. Concordo plenamente com você quanto à estimulação. Ele já conhece diversas formas geométricas e isso aconteceu com muita naturalidade…Eles são espertos e correspondem muito bem. Meu neto adora representar as historinhas que lemos nos livros e curtiu muito a caça ao tesouro! Parabéns!

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Claudia,
      Obrigada pelo elogio e parabéns por participar tão ativamente do desenvolvimento do seu neto! Certamente ele terá memórias maravilhosas da infância e será um adulto melhor graças a esta sua presença. Volte sempre! Espero que a gente consiga continuar inspirando o tempo junto de vocês!
      Beijos,
      Patrícia

  2. 4
    Rosimeire

    Perfeito!!! Como disse Vigotsky: “o bom ensino é aquele que adianta ao desenvolvimento”. Para a criança é apenas uma brincadeira, mas para nós educadores, estes estímulos colaboram para a apropriação de conceitos que garantem a aquisição de conhecimentos futuros.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.