Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade


Tem brinquedo que é fácil, simples e tão incrível de fazer que eu gostaria que o mundo todo conhecesse. Parece exagero, mas este “cone antigravitacional” (foi este o nome que eu dei para ficar mais divertido aqui em casa) é muito legal meesmo.

Eu não posso colocar a foto aqui das crianças do prédio brincando porque não tenho autorização. Mas foi uma folia só. De bebês até os mais velhos, de 9 e 10 anos, todos no playground desafiando a gravidade e brincando de fazer as bolinhas voar.

Mas vamos do começo. Os materiais para construir o cone antigravidade você vai precisar de:

Folha de papel tipo sulfite

Canudo com aquele sanfonado de dobrar

Fita adesiva

Massinha de modelar (se necessário)

Tesoura

Um molde para fazer o desenho do círculo (usei um potinho de guardar alimentos e uma tampa de panela)

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - materiais

O primeiro passo é desenhar e recortar o círculo na folha de sulfite. Eu testei dois tamanhos para ver qual funcionava melhor.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - circulos

Na prática, o círculo maior deu mais possibilidades de flutuação das bolinhas, então, recomendo que o seu tenha aproximadamente 15cm de diâmetro. Após recortar o círculo, faça um corte reto de um lado do círculo até o centro, no tamanho de seu raio.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - circulos cortados

Dobre o círculo fazendo um cone e prenda com fita adesiva. Quanto mais raso o cone, mais dificuldade em manter a bolinha flutuando. Isso porque o cone antigravitacional funciona com a força do sopro concentrada num ponto só.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - cone dobrado

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - cones dobrados

Faça um pequeno furinho na ponta do cone e passe por ele o canudo, prendendo bem com fita adesiva. Teste o sopro.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - cone com canudo

Se você achar que tem ar vazando pelo furo feito, pode colocar um pouco de massa de modelar por dentro do cone para tampar.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - cone com massinha

A bolinha ideal

Eu testei em casa quatro tipos de bolinhas: de ping-pong, de isopor, de papel alumínio envolvendo um pedaço de feltro e de papel alumínio somente. A que mais funcionou foi a de isopor. Em segundo lugar ficou a bolinha feita só com papel alumínio amassado.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - bolinha de papel aluminio

Para levar no playground do prédio este brinquedo caseiro fácil, preferi a de papel alumínio, o que foi ótimo, porque eu pude fazer variações de tamanhos da bolinha, conforme a criança que estava brincando. As maiores são mais fáceis de manter no cone, mas precisam de alguém que consiga manter o sopro por mais tempo. As menores “voam” com um sopro mais curto. Mas bastou uma forcinha a mais e ela sai pulando do cone (o que, posso dizer, foi outra diversão das crianças).

Olha aqui a Cururuca brincando. Como ela curtiu mais assoprar a bolinha para fora do cone, eu acabei não conseguindo nenhuma foto com a bolinha no ar rsrsrsrs.

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - sofia brincando

Agora, o Pocoyo já tem mais controle e ele manteve a bolinha no ar por mais tempo. Até eu curti brincar de cone antigravitacional. Sou boa nisso, qualquer dia eu mostro!

Um brinquedo caseiro fácil, divertido e que desafia a gravidade - henrique brincando

A gente gosta muito de brinquedos caseiros por aqui. Se você não quer perder o próximo, nem as outras brincadeiras hiper legais que postamos de segunda a sábado, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuito e você irá receber semanalmente nossas dicas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.