Vamos brincar de Eu Espio


Quem segue o blog sabe que o meu repertório de brincadeiras aumentou muito depois que comecei o Tempojunto. Brincar de Eu Espio foi uma das novidades da minha vida pós blog. Foi uma das coisas que guardei em uma das minhas 60 pastas no Pinterest e coloquei na minha lista de espera para fazer com a Gabi quando estivesse mais velha.

As várias maneiras de brincar de Eu Espio

Eu Espio é um brincadeira que possui muitas variações. Trata-se de uma tradução livre da versão em inglês “I Spy“. A mais simples é quando a gente está na rua, a pé ou de carro, e fala para a criança “Eu espio uma coisa amarela”. A criança precisa fazer perguntas para tentar adivinhar que coisa é essa. Depois vocês trocam de papel é a sua vez de adivinhar.

Uma outra forma é parecida com o “Onde Está Wally” ou com o jogo de tabuleiro Lince. A criança precisa descobrir uma imagem no meio de outras. Eu fiz esta brincadeira no ano passado para o site Mundo de Ideias HP, com o tema primavera.

Vamos brincar de Eu Espio - primavera header HP cópia

Você imprime o arquivo e senta com as crianças para procurar e contar as figuras. São 3 PDFs (níveis fácil, médio e difícil) para brincar com crianças de todas as idades, em qualquer lugar: em casa, no restaurante, na viagem. Você só precisa entrar no site da HP para baixar e imprimir o seu PDF. É grátis!

Eu Espio: um brinquedo para os pequenos

A terceira maneira de brincar de Eu Espio, para mim, é quando vira um brinquedo. Minha primeira versão de brinquedo é esta aí de baixo:

Vamos brincar de Eu Espio - brinquedo pronto

Mas vamos começar do começo. Você vai precisar de:
. saco ziploc
. papel (pelo menos 120 gramas)
. Adesivos (ou você pode desenhar)
. lápis, régua e caneta
. Arroz

Vamos brincar de Eu Espio - materiais

O primeiro passo é usar o ziploc como molde para poder recortar o papel no tamanho certo.

Vamos brincar de Eu Espio - marcando o papel

Depois você cola adesivos variados, de preferência de um tema que a criança goste, e cola na folha.

Vamos brincar de Eu Espio - folha com adesivos

Em seguida, é hora de colocar o papel com os adesivos dentro do saquinho e depois colocar arroz suficiente para cobrir a maior parte dos desenhos.

Vamos brincar de Eu Espio - brinquedo pronto

A brincadeira consiste em deixar a criança revirar o saco de uma lado para o outro para poder revelar as figuras que estão escondidas pelo arroz. Você pode fizer ao lado dizendo “Eu espio…” e aí falar o nome das cores, formas ou objetos escondidos.

Vamos brincar de Eu Espio - gabi brincando

Vamos brincar de Eu Espio - gabi brincando 2

Legal, né? Mais um brinquedo simples e fácil de fazer que ajuda a entreter os pequenos. Bom para levar numa viagem, por exemplo.

Gostou das dicas do nosso post? Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. Se você gosta da ideia de ter uma lista de atividades, vale a pena ver a nossa lista de 15 brincadeiras para crianças de 2 a 4 anos. É mais um material para você não ficar sem ideia do que brincar.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Débora

    Eu amo as brincadeiras e dicas que você dá aqui! Estou me formando em pedagogia, e entendo a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. Valeu demais! Todos os dias dou uma passadinha por aqui para ver as novidades.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.