
Brincadeiras para festa de crianças grandes
A Carol fez 10 anos, dá para acreditar? E como sempre, desde que comecei o Tempojunto, resolvemos fazer uma festa caseira para um grupo pequeno de amigos. Ela acha um barato se envolver nos preparativos e a gente acaba se divertindo horrores desde a hora em que começa a separar a nossa lista de brincadeiras para festa!
Sim, porque como sou boa planejadora e os amigos da Carol conhecem (e curtem) o Tempojunto, eu acabo virando a recreadora da turma, com muito prazer! O legal é que eles passam a semana se perguntando o que será que vou preparar dessa vez.
Confesso que o fato das crianças serem amigas entre si, facilita bastante o trabalho da mamãe aqui. Uma vez tentei reunir grupos de crianças que não tinham afinidades e aí foi mais difícil. Mas desta vez funcionou bem e eu acabei com uma ótima lista de brincadeiras para sugerir para você. A maioria veio do livro Os 250 melhores jogos para todos, que é uma das minhas referências de brincar.
1. Pulso Cigano
Os jogadores se colocam um de frente para o outro, com um dos pés unidos e com um das mãos dadas. O desafio é ver quem consegue desequilibrar o outro, que nem as fotos abaixo.
2. Acima e abaixo
Duas crianças se sentam no chão, de costas um para o outro, e braços dados. Que nem a foto abaixo. A tarefa é conseguir ficar de pé, sem soltar os braços.
3. Briga de galo
Dois jogadores se agacham, um de frente para o outro, e cada um, só com movimentos dos braços, tenta derrubar seu oponente.
4. Anabele
Essa foi as crianças que escolheram. Uma pessoa é escolhida para ser o pegador. Ela vira o zumbi “Anabele”. Ela sai andando como um zumbi atrás dos outros participantes. Para escapar, quando ela chega perto você precisa se abaixar e dizer “Xô, xô, Anabele”. Se você esquecer de se abaixar e a Anabele te tocar, você vira um zumbi também e assim vai até sobrar apenas uma criança.
Na foto abaixo temos duas “Anabeles” e a Carol e sua amiga tentando se esconder atrás da cortina.
5. Gato Mia
Nesta brincadeira o pegador fica com os olhos vendados. Os demais participantes ficam ao seu redor. Quem está vendado grita “Gato Mia” e todos precisam dar um miado. Assim o pegador consegue perceber aonde estão as pessoas a sua volta. Uma alternativa é o pegador gritar “Gato” e os outros “Mia”
Se você quiser mais dicas de atividades para fazer com um grupo de crianças em casa, dá uma olhada no post Pique-sino e outras 10 brincadeiras para receber os amigos.
E se você não quiser perder as dicas diárias que postamos, entre para a nossa lista de email. É grátis e você recebe uma vez por semana o resumo do que foi postado aqui no blog e ainda tem acesso a algumas dicas exclusivas. É só clicar aqui.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente