Brincadeiras para festa de crianças grandes


A Carol fez 10 anos, dá para acreditar? E como sempre, desde que comecei o Tempojunto, resolvemos fazer uma festa caseira para um grupo pequeno de amigos. Ela acha um barato se envolver nos preparativos e a gente acaba se divertindo horrores desde a hora em que começa a separar a nossa lista de brincadeiras para festa!

Sim, porque como sou boa planejadora e os amigos da Carol conhecem (e curtem) o Tempojunto, eu acabo virando a recreadora da turma, com muito prazer! O legal é que eles passam a semana se perguntando o que será que vou preparar dessa vez.

Confesso que o fato das crianças serem amigas entre si, facilita bastante o trabalho da mamãe aqui. Uma vez tentei reunir grupos de crianças que não tinham afinidades e aí foi mais difícil. Mas desta vez funcionou bem e eu acabei com uma ótima lista de brincadeiras para sugerir para você. A maioria veio do livro Os 250 melhores jogos para todos, que é uma das minhas referências de brincar.

1. Pulso Cigano

Os jogadores se colocam um de frente para o outro, com um dos pés unidos e com um das mãos dadas. O desafio é ver quem consegue desequilibrar o outro, que nem as fotos abaixo.

Brincadeiras para festa de crianças grandes - Carol e amiga pulso cigano

2. Acima e abaixo

Duas crianças se sentam no chão, de costas um para o outro, e braços dados. Que nem a foto abaixo. A tarefa é conseguir ficar de pé, sem soltar os braços.

Brincadeiras para festa de crianças grandes - acima e abaixo.2

3. Briga de galo

Dois jogadores se agacham, um de frente para o outro, e cada um, só com movimentos dos braços, tenta derrubar seu oponente.

Brincadeiras para festa de crianças grandes - briga de galo

4. Anabele

Essa foi as crianças que escolheram. Uma pessoa é escolhida para ser o pegador. Ela vira o zumbi “Anabele”. Ela sai andando como um zumbi atrás dos outros participantes. Para escapar, quando ela chega perto você precisa se abaixar e dizer “Xô, xô, Anabele”. Se você esquecer de se abaixar e a Anabele te tocar, você vira um zumbi também e assim vai até sobrar apenas uma criança.

Na foto abaixo temos duas “Anabeles” e a Carol e sua amiga tentando se esconder atrás da cortina.

Brincadeiras para festa de crianças grandes - anabele

5. Gato Mia

Nesta brincadeira o pegador fica com os olhos vendados. Os demais participantes ficam ao seu redor. Quem está vendado grita “Gato Mia” e todos precisam dar um miado. Assim o pegador consegue perceber aonde estão as pessoas a sua volta. Uma alternativa é o pegador gritar “Gato” e os outros “Mia”

Brincadeiras para festa de crianças grandes - gato mia

Se você quiser mais dicas de atividades para fazer com um grupo de crianças em casa, dá uma olhada no post Pique-sino e outras 10 brincadeiras para receber os amigos.

E se você não quiser perder as dicas diárias que postamos, entre para a nossa lista de email. É grátis e você recebe uma vez por semana o resumo do que foi postado aqui no blog e ainda tem acesso a algumas dicas exclusivas. É só clicar aqui.

Afiliados

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.