Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto


By patcamargo

Eu gosto muito quando a gente recebe sugestões de brincadeiras para testarmos. Uma delas, confesso, achei que seria um desafio para construir e demorei para fazer. Mas, olha a surpresa boa, foi super simples! E o brinquedo é muito bom mesmo. Criativo, divertido e as crianças se divertiram montando seus rostos. Tive até que fazer um para cada, para evitar brigas. Mas do que eu estou falando?

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - copos prontos

Este é o jogo de montar caras divertidas. Foi assim que batizei este brinquedo caseiro. A dica foi da Alini Lucas (obrigaaaadaaaa!), que nos segue pelo Facebook. Aliás, se você quiser ver o filminho dele, o link no Facebook está aqui, inclusive com muito mais etapas de montagem do corpo dos personagens do que o que eu fiz.

Para criar este brinquedo, você vai precisar de:

Copos descartáveis de plástico transparente (eu não tinha em casa, então resolvi fazer com este transparente colorido. Funciona, mas o sem cor fica bem melhor e permite mais camadas). Eu usei 3.

Caneta marcador permanente

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - materiais

Na mesma linha

Minha principal dificuldade era calcular a altura em que os desenhos ficariam, para que depois eles ficassem emparelhados. Eu aproveitei que o copo que usei tinha ondulações. Então, contei o mesmo número de ondulações em cinco lados do copo e marquei com uma bolinha.

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - primeiro copo

Estas marcas eram o centro do meu rosto. Então sobre elas desenhei cinco narizes diferentes. Também fiz as sobrancelhas neste primeiro copo.

Em seguida, peguei um segundo copo, contei as ondulações e fiz a mesma marca. Mas uma só desta vez. Então posicionei esta marca em um dos narizes, colocando um copo dentro do outro. Ah! lembre que o desenho precisa ser feito com a boca do copo virada para baixo.

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - segundo copo

Então ficou fácil desenhar outras partes do corpo. Fiz boca e olhos neste segundo copo. Repeti todo o procedimento uma terceira vez, acrescentando cabelos e detalhes aos meus rostinhos. Eu optei por fazer expressões diferentes de sentimentos (alegre, zangado, assustado) para também trabalhar reconhecimento de sentimentos com eles. Pronto!

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - brinquedo pronto

A proposta é entregar para seu filho os copos encaixados, com os rostos misturados e pedir que ele vá montando figuras diferentes, somente girando os copos, um dentro do outro.

Brinquedo caseiro que estimula o reconhecimento do rosto - rostos bagunçados

Simples, mais fácil de fazer do que eu imaginava e um brinquedo caseiro bem legal para estimular a criatividade, noção facial, sentimentos e, de quebra, atenção, foco e coordenação motora fina.

A gente gosta muito de brinquedos caseiros no Tempojunto. É só buscar no índice que você encontrará várias sugestões. E para não perder nada, inscreva-se na nossa newsletter. É gratuito e você recebe semanalmente todas as nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.