
Brincadeira 2 em 1 para bebês: sensorial e com estímulo para ficar de bruços
E estamos em mais uma quinta-feira em que falamos sobre brincadeiras com bebês. A atividade de hoje eu (Patcamargo) fiz com a ajuda do Bernardo, que na época estava com 4 meses. E foi muito bom vê-lo animado, se divertindo e descobrindo novas sensações enquanto praticava ficar de bruços.
Um dos primeiros desafios do bebê é conseguir ficar confortavelmente de bruços, sustentando a cabeça. Esta posição pode parecer incômoda a princípio, mas é muito importante para que seu filho caminhe, posteriormente, para desenvolver o engatinhar. Além disso, conseguindo manter a cabeça erguida, ele fortalece os músculos do pescoço, permitindo que ele consiga não se sufocar por exemplo, se ficar nesta posição e não conseguir desvirar.
Há bebês que reclamam de estar com a barriga para baixo, então, nada melhor que desviar a atenção dele, proporcionando brincadeiras que sejam bem estimulantes, como esta, usando uma bola de exercícios. No caso do Bernardo, fizemos uma brincadeira sensorial e com estímulo para ficar de bruços. Você vai precisar de um saquinho destes de acondicionar alimentos, gelo, uma fita adesiva larga e resistente. Nas fotos você vai perceber que a Patricia Piccoli, mãe do Bernardo, usou um edredom no chão, o que também aumenta o exercício do deslocamento.
Colocamos o gelo no saquinho, fechamos bem com a fita adesiva e com ela mesma prendemos o saquinho no chão, bem próximo a uma das extremidades do edredom. Então, chegou o Bernardo. De bruços.
No começo ele precisou de um incentivo da Pat para perceber que havia alguma coisa de diferente a ser explorada.
Mas foi só o início. Logo ele alcançou o saquinho e passou a brincar e perceber todas as sensações: da temperatura, do tamanho e formato das pedras de gelo, do fato de elas escorregarem e ele não conseguir segurá-las como gostaria e até do barulho que as pedras faziam ao baterem umas nas outras. Olha quantas descobertas!
O legal nesta fase é que os bebês não sentem somente com as mãos, mas exploram todos os sentidos o máximo que podem. Isso inclui o paladar. A língua é um órgão muito sensível e o Bernardo não se fez de rogado provando o brinquedo novo.
E no final, ele ficou tanto tempo de bruços e com a cabeça erguida sem perceber que foi um exercício e tanto e nós é quem tivemos que trocar de brincadeira para não forçar demais.
O que achou desta sugestão? A gente sempre tem mais e mais sugestões para você brincar com seu bebê nas mais diversas etapas do desenvolvimento. Se você quer acompanhar tudo, inscreva-se na Newsletter do Tempojunto. É gratuito e você recebe semanalmente nossas novidades.
Adorei sei blog e todas as dicas, parabéns pelo lindo trabalho de nós informar e incentivar a brincar com nossos filhos desde cedo. Agora fiquei com uma dúvida, por quanto tempo o bebê pode ficar brincando nessa posição sem força demais??
Oi Valquiria,
Que bom que você gostou! Obrigada pelos elogios!
Olha, não somos especialistas, mas a experiência nos mostra que a criança pode ficar de bruços o tempo em que ela ficar tranquila na posição. Ela vai dar sinais claros de quando o interesse pela atividade acabou ou ela está com algum desconforto. O tempo que leva para isso acontecer varia de criança para criança.
Beijos,
Patrícia
Eu já disse que amo/adoro o vosso site??? Simplesmente espectacular!!! Muitos, muitos parabéns!!!!
Acho que não tinha dito ainda não Cyntia! Muito obrigada pelo carinho! Adoramos receber elogios!
Eu adorei as atividade para bebês pq trabalho com bebês…as vezes acho que não tem atividades para eles Entao estou amando estas atividades..😘😘
Que legal, Marcelina! 😘