Efeitos incríveis da pintura feita com a chuva


Sim, o título está correto. A dica de brincadeira ao ar livre hoje é usar a chuva como pincel! Eu achei muito jóia a ideia quando a pesquisei e agora estamos no período ideal para isso. Primeiro, porque o frio está nos deixando e o clima fica mais quentinho durante o dia. Segundo, porque, ao menos nos estados do Sudeste, entramos em uma estação com chuva, mas longe ainda de ser tempestade, daquelas típicas de verão. Então, nada como descobrir os efeitos incríveis da pintura feita com a chuva.

Para esta brincadeira, eu utilizei folhas de papel branco, bandejas, materiais diversos de pintura. Eu escolhi corante de alimentos líquido, tinta guache, lápis aquareláveis, canetões hidrocor e cola gliter. Mas você pode variar quantas opções quiser. Você pode, por exemplo, usar pedacinhos de tinta aquarela seca (sabe aqueles que sobram no estojo ou que ficaram quebradiços com o pouco uso?), ou corante em pó, ou outra coisa que vocês queiram testar.

1-materiais

Então, chamei a Potcho e a Cururuca, que estão com 4 e 5 anos para brincar de desenhar com a chuva. No começo, elas acharam estranho e não entenderam muito bem, mas toparam a minha “loucura”. Elas pintaram uma das folhas com os lápis aquareláveis e as canetas hidrocor, e depois me ajudaram a pingar as outras tintas nas demais folhas de papel.

2-trabalhandofeliz

A quantidade de material em casa folha dependeu unicamente da nossa vontade. Em seguida, colocamos as folhas na bandejas e fomos para a chuva.

3-desenhosprontos

Deixamos as bandejas do lado de fora, onde estava chovendo razoavelmente bem. Tenho a impressão que com garoa o efeito não seria o mesmo (anotação mental: preciso brincar de novo na garoa para ver a diferença). No começo, as meninas ficaram do lado das bandejas para verem o que acontecia. Mas logo elas foram brincar na chuva (falarei sobre isto em outro post 😉 ).

4-observando

Minutos depois, elas lembraram e quiseram ver o resultado. Tiramos as bandejas da chuva e o papel ainda molhadão ficou assim.

5-Resultado-Molhado

No dia seguinte, depois de secas, as obras de arte feitas em conjunto com a chuva ficaram deste jeito. Olha como cada experiência deu um resultado novo e surpreendente! Eu não esperava, por exemplo, que o hidrocor fosse ficar tão descolorido.

6-Resultado-Seco-Grama

E o que eu mais gostei foi do efeito do corante líquido com a cola gliter. Mereceu até uma foto separada. No final, as meninas aproveitaram as folhas para fazerem desenhos e dar de presente para as professoras.

Eu sempre procuro trazer experiências com arte para meus filhos fáceis de fazer. Se você também curte esta brincadeira, inscreva-se na nossa Newsletter! Assim, você recebe no seu e-mail semanalmente todas as nossas brincadeiras e não perde nada. Já são quase 12 mil pessoas neste super clube!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.