Música e palhaçadas para encantar seu bebê


Oi aqui é a Patcamargo e a cada quinze dias às quintas-feiras do Tempojunto são reservadas para brincadeiras com bebês. Já que eu e a Patricia Marinho não temos mais pequeninos em casa, a gente pede a ajuda de papais e mamães que brincam muito e estão aprendendo a brincar ainda mais com seus bebês.

Dia desses, eu fui até a casa da Mariana para mostrar algumas brincadeiras que ela poderia fazer com o filho Pietro, de 11 meses. No meio de uma brincadeira e outra, eu resolvi ligar a música no local onde estávamos fazendo uma bagunçona com almofadões. E não é que o Pietro curtiu e começou a dançar? Para encantar seu bebê é preciso muito pouco.

Mas olha só que legal a forma como ele começa a se expressar “dançando” só com as mãos! Foi a Mariana que contou que ele sempre junta as mãos e balança de um lado para outro quando está gostando da música.

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.41.21_pietro sorrindo

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.41.29_pietro com as maos unidas

Nestas horas em que você está com seu bebê e vai colocar em prática 2 ou 3 brincadeiras que pensou para fazer com ele, mas algo diferente do planejado chama a atenção dele, é hora de parar e deixá-lo conduzir aquele momento de brincadeira com você.

Como o Pietro se mostrou interessado na música, resolvi pedir à mamãe Mariana que cantasse com ele. Primeiro eu tentei mostrar uma música que conhecia (e que era nova para eles). Mas logo percebi que mamãe e bebê já tinham seu repertório. Então, bóra cantar!

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.53.04_pietro curioso

Teve a música dos indiozinhos (“iam navegando pelo rio abaixo, quando o jacaré se aproximou)

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.53.10_pietro supreso

Em seguida, uma de esconder o rosto.

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.53.44_11.53.45_11.53.47_montagem pietro procurando mae

A gente faz cada uma

Foi quando a Mariana começou a cantar uma música do chapéu. Só que não tinha nenhum chapéu por perto para atrair a atenção do Pietro. Olha a solução encontrada. Fala verdade, a gente faz de um tudo e embarca na brincadeira!

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_11.57.09_pietro em pe

Como eles estavam entretidos com a brincadeira, eu resolvi tentar uma, a Iapo. E não é que deu certo? Claro que ninguém estava esperando nenhum show de coordenação dos gestos desta música (até eu me confundo váááárias vezes). Mas o objetivo de brincar naquele momento não era outro se não o próprio brincar e passar um tempo junto com o bebê. O Pietro ficou bem interessado nos movimentos e na batida da música. E quando a Mariana o trouxe para o colo e fez com ele a seqüência, ele amou. Sério, pediu para repetir umas seis vezes.

Musica e palhacadas para encantar seu bebe_12.03.57_12.04.05-1__12.04.50_12.04.52-2_montagem pietro e mae

E assim foi que eu passei bons minutos fazendo estas fotos e comprovando novamente como é importante deixar o bebê liderar a brincadeira e nos mostrar o que ele quer fazer e em quais coisas está interessado naquele momento. Além de brincadeira, este prestar atenção nos filhos é importante para a relação de vínculo afetivo que temos com ele.

Sabe aquelas ideias sobre as quais falei no início do post que havia preparado para o Pietro? Pois então. Elas fazem parte do E-book de Atividades Sensoriais para Bebês de 0 a 2 anos. São mais de 40 sugestões de brincadeiras, organizadas, com informação de materiais necessários e montados no formato de fichas consultáveis a qualquer momento ou imprimíveis. E sempre é bom lembrar que nossa Newsletter traz semanalmente a atualização de tudo que acontece no blog. É gratuita, basta se cadastrar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.