Pular corda para reforçar o vínculo com seus filhos


Hoje é dia de falarmos de brincadeiras de estímulo ou que sejam perfeitas para estar ao ar livre. E eu percebi que a gente já citou algumas vezes pular corda em nossos posts, mas nunca escrevemos algo só dedicado a ela. Até agora.

Pular corda para reforcar o vInculo com seus filhos_CORDA

Pular corda é uma destas brincadeiras que existem desde sempre, e aparece no brincar das crianças com extrema facilidade. Tanto, que pode acontecer de nem pensarmos nela como uma brincadeira para propor aos nossos filhos. Bom, comigo aconteceu assim, até recentemente, quando a Cururuca, com apenas cinco anos, tem mostrado uma habilidade e um gosto para pular corda.

Pular corda para reforcar o vInculo com seus filhos_SOFIA_PULANDO

O pular corda traz inúmeros benefícios físicos, como coordenação, impulsão, exercício cardiorrespiratório e até noção de sincronia, quando duas pessoas precisam pular juntas. A Patricia Marinho havia falado como a Carol, então com 8 anos curtiu pular corda na festa de aniversário da irmã, que teve como tema as brincadeiras de rua. Eu sempre brinquei com cordas com as crianças, com eles somente pulando de um lado a outro dela. Ou caminhando sobre ela, como neste post aqui de equilíbrio, usando a corda, para brincar com bebês.

Vamos brincar de equilíbrio - gabi começa a brincar de equilibrista

Trovas para pular

A Cururuca volta e meia queria se aventurar a pular corda, desde pequena. Mesmo quando era difícil tirar os pés do chão, ela insistia. E minha mãe era uma das que mais incentivava. Já viram minha mãe pulando? Do alto dos seus 73 anos?

E olha só como agora minha filha está super desenvolta. Passamos muito tempo juntas brincando de corda.

Pular corda para reforcar o vInculo com seus filhos_10.41.57-1_Sofia pulando corda

Pular corda para reforcar o vInculo com seus filhos_10.41.58-1_Sofia pulando corda

E para trazer sempre algo novo, aprendi algumas trovas para cantar enquanto ela pula. Talvez você conheça as clássicas “Um homem bateu em minha porta, e eu abri” ou “Coca-cola, pepsi-cola, quantos anos você tem?”. Então, trouxe mais outras três que aprendi só para brincar com ela. Aproveite também e mostre a seu filho como é divertido pular corda!

Com quem você
Pretende se casar?
Loiro, moreno, careca, cabeludo,
Rei, capitão, soldado, ladrão,
Moço bonito do meu coração.
A, B, C, D, E…

Batalhão, lhão, lhão
Aproveita a ocasião
Quem não entra é um bobão
Abacaxi, xi ,xi
Quem não sai é um saci
Um, dois, três
Quem errar é um freguês!

Rá, ré, ri, ró, rua
Macaco sai da corda
Que esta corda não é sua!
(e chama outra pessoa para pular no lugar)

Se você gosta de brincadeiras tradicionais, vai encontrar muitas delas por aqui. Para ficar por dentro de tudo, faça parte do nosso “clube” de inscritos para receber semanalmente um e-mail com a Newsletter Tempojunto e todas as nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.