
Brincadeira sensorial para seu bebê com papel de seda
Uma das coisas que falamos aqui no Tempojunto é que a gente sempre brinca com as brincadeiras que propomos a vocês. Porque, mesmo sabendo que cada criança é diferente e as reações do seu filho podem ser diferentes dos nossos, quando a gente passa pela experiência é muito mais fácil contar como é e dar dicas para você ter um tempo bacana com as crianças. Como o tempo passa e as crianças crescem, algumas brincadeiras bem legais acabam ficando só na sugestão. Por isso, sempre que é possível, revemos alguma dica do passado para experimentá-la e contar o que aconteceu.
Este é o caso da brincadeira de hoje. Originalmente, ela está num post com 10 ideias criativas para brincar com papel adesivo. Mas lá, só indicamos o post original, em inglês, que mostrava a brincadeira sensorial para seu bebê usando colagem com papel de seda no adesivo. Agora, eu pude acompanhar a atividade acontecendo com a minha amiga Raquel e seu filho Felipe, que estava com quase 1 ano na época.
Para esta brincadeira sensorial, você vai precisar de papel adesivo (tipo contact), fita crepe e pedaços de papel de seda. Neste caso, eu aproveitei para cortar pedaços de papel de seda (destes que vêm junto com presentes) coloridos e com formas geométricas diferentes.
Prenda o papel de seda com a fita crepe em uma superfície plana. Pode ser uma porta, a parede ou o chão. A fita crepe sai fácil depois e não deixa marcas. Nós usamos uma porta de vidro no andar térreo da casa do Felipe. Deixei os papéis próximos e chamei a Raquel e o Felipe para brincar.
A primeira coisa que aconteceu foi o Felipe colocar a mão no papel adesivo e não gostar muito da sensação. E como a minha máquina era um “objeto novo” no seu cotidiano, ele nem deu muita bola para a brincadeira.
Mas a Raquel começou a colar e chamar seu filho para brincar e logo o Felipe estava se divertindo. Como o papel de seda é fininho, ficava fácil para colar e montar um quadro. E a brincadeira acabou rendendo!
E olha quanta coisa pudemos proporcionar com esta brincadeira. Além da curiosidade, a experiência sensorial com as texturas do papel de seda e o adesivo, a imaginação e criatividade, reconhecimento de cores e formas e tomada de decisão. E como o rostinho feliz do Felipe transparece, tudo isso foi na realidade uma brincadeira super divertida!
A cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, trazemos brincadeiras para bebês aqui no blog. Se você não quer perder nada, vale à pena se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter. Semanalmente, enviamos um e-mail a você com nossos novos conteúdos e as novidades em primeira mão num papo com você.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente