
Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês
Quem nos acompanha sempre sabe que nem eu (aqui é a Patcamargo), nem a Patricia Marinho evitamos uma lambança com as crianças. Faz parte da brincadeira e é muito divertido. Mas às vezes estamos em um lugar ou em uma situação em que é preciso não deixar uma sujeira muito grande.
Há um tempo, a Patricia fez um post em que mostrava como dá para brincar com cores e tinta com o bebê sem sujeira. E tem muita gente que aproveitou bastante a sugestão. Ela é prática para quando você tem pouco tempo, ou está fora de casa.
Bom, acontece que a brincadeira também teve um super efeito de exploração da Gabi, que na época era um bebê. Então, nesta quinta-feira de atividades com bebês de 0 a 2 anos, eu resolvi ampliar a pintura sem sujeira e criar o painel colorido sem sujeira. Para criá-lo eu usei:
. Tinta de pintura a dedo de várias cores (prefira as primárias, se estiver começando. Eu optei por usar cores secundárias: roxo, verde e laranja).
. Um pedaço grande de papelão para apoio
. Tesoura
. Fita larga adesiva (destas de fechar caixa de mudança)
. Papel kraft e papel sulfite branco
. Saco plástico transparente grande (eu usei uma embalagem de um travesseiro)
A primeira coisa, foi forrar metade do papelão com o papel kraft e a outra metade com folhas de papel branco, tipo sulfite. Em seguida, espalhei um pouco de tinta pelas áreas do papel.
Coloquei tudo dentro do saco transparente com cuidado, fechei com a fita adesiva e prendi no chão, de forma a não escorregar.
Então foi a vez da Yukari, de 10 meses, chegar, primeiro caminhando apoiada na mamãe Tiemi (a quem eu super agradeço por me deixar brincar junto com vocês e registrar estes momentos!).
No começo, ela andou um pouco pelo plástico, experimentando a textura. Depois, logo as cores chamaram a atenção e ela foi conferir o que era aquilo.
A Tiemi começou a mostrar como a tinta podia pintar o papel. Então a exploração começou. Tanto com a mistura das cores, quanto com a textura do plástico.
Olha que legal, mamãe e bebê pintando juntas.
E quando a Yuyu percebeu que, diferente das outras vezes em que ela brincou com tinta, desta vez a mão permanecia limpa? Só isso já é uma questão intrigante para os bebês compreenderem!
A brincadeira da pintura gigante e sem sujeira acabou sendo divertida e diferente, despertando outras experiências sensoriais no bebê, como a sensação tátil, a mistura das cores, além de instigar a curiosidade sobre o porquê tudo continuava limpo rsrsr. Aliás, uma dica é colocar mais tinta do que eu usei. A pintura ficará mais interessante ainda.
Eu, por exemplo, que levo meus filhos desde bebês para vários lugares comigo, como reuniões de pais na escola, ou para a casa de amigos e parentes, ia aproveitar bastante esta tela gigante de pintura sem sujeira. E depois, dá para tirar o papel sulfite e o kraft e ainda brincar de exposição de obras de arte do bebê, podendo reutilizar o papelão e a capa de plástico.
Um dos objetivos do Tempojunto é ajudar você a ter uma rotina mais brincante em casa. Por isso, preparamos o ebook gratuito Como montar uma área de brincar para bebês. Com ele você aprende como usar o espaço disponível em casa e quais brinquedos ter para estimular e se divertir com o seu bebê. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!
[…] *Do nosso parceiro Tempojunto […]
Adorei a brincadeira! E principalmente por não precisar dar banho nela depois, além da casa ficar limpinha. Ela adorou brincar com as tintas! Amo o trabalho de vocês.
Muito legal! Adorei a ideia!
Que bom 🙂
Ótima ideia utilizando materiais simples que normalmente dispomos em casa, além é claro de criatividade. Mais uma dica com resultado superlegal.
Olá, Lian, muito obrigada pelo seu comentário 🙂