Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês


Quem nos acompanha sempre sabe que nem eu (aqui é a Patcamargo), nem a Patricia Marinho evitamos uma lambança com as crianças. Faz parte da brincadeira e é muito divertido. Mas às vezes estamos em um lugar ou em uma situação em que é preciso não deixar uma sujeira muito grande.

Há um tempo, a Patricia fez um post em que mostrava como dá para brincar com cores e tinta com o bebê sem sujeira. E tem muita gente que aproveitou bastante a sugestão. Ela é prática para quando você tem pouco tempo, ou está fora de casa.

Bom, acontece que a brincadeira também teve um super efeito de exploração da Gabi, que na época era um bebê. Então, nesta quinta-feira de atividades com bebês de 0 a 2 anos, eu resolvi ampliar a pintura sem sujeira e criar o painel colorido sem sujeira. Para criá-lo eu usei:

. Tinta de pintura a dedo de várias cores (prefira as primárias, se estiver começando. Eu optei por usar cores secundárias: roxo, verde e laranja).

. Um pedaço grande de papelão para apoio

. Tesoura

. Fita larga adesiva (destas de fechar caixa de mudança)

. Papel kraft e papel sulfite branco

. Saco plástico transparente grande (eu usei uma embalagem de um travesseiro)

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_MATERIAIS

A primeira coisa, foi forrar metade do papelão com o papel kraft e a outra metade com folhas de papel branco, tipo sulfite. Em seguida, espalhei um pouco de tinta pelas áreas do papel.

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_14.58.46_Papel com tinta

Coloquei tudo dentro do saco transparente com cuidado, fechei com a fita adesiva e prendi no chão, de forma a não escorregar.

Então foi a vez da Yukari, de 10 meses, chegar, primeiro caminhando apoiada na mamãe Tiemi (a quem eu super agradeço por me deixar brincar junto com vocês e registrar estes momentos!).

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_BEBÊ CAMINHANDO SOBRE O PLÁSTICO

No começo, ela andou um pouco pelo plástico, experimentando a textura. Depois, logo as cores chamaram a atenção e ela foi conferir o que era aquilo.

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.11.49_Yukari brincando com tinta

A Tiemi começou a mostrar como a tinta podia pintar o papel. Então a exploração começou. Tanto com a mistura das cores, quanto com a textura do plástico.

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.13.14_Yukari tocando a tinta roxa

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.12.41_Yukari agachando na tinta

Olha que legal, mamãe e bebê pintando juntas.

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.15.16_Yukari tocando tinta amarela

E quando a Yuyu percebeu que, diferente das outras vezes em que ela brincou com tinta, desta vez a mão permanecia limpa? Só isso já é uma questão intrigante para os bebês compreenderem!

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.13.49_Yukari e Tiemi

Pintura gigante e sem sujeira para brincar com os bebês_15.13.50_Yukari fofa agachada

A brincadeira da pintura gigante e sem sujeira acabou sendo divertida e diferente, despertando outras experiências sensoriais no bebê, como a sensação tátil, a mistura das cores, além de instigar a curiosidade sobre o porquê tudo continuava limpo rsrsr. Aliás, uma dica é colocar mais tinta do que eu usei. A pintura ficará mais interessante ainda.

Eu, por exemplo, que levo meus filhos desde bebês para vários lugares comigo, como reuniões de pais na escola, ou para a casa de amigos e parentes, ia aproveitar bastante esta tela gigante de pintura sem sujeira. E depois, dá para tirar o papel sulfite e o kraft e ainda brincar de exposição de obras de arte do bebê, podendo reutilizar o papelão e a capa de plástico.

Um dos objetivos do Tempojunto é ajudar você a ter uma rotina mais brincante em casa. Por isso, preparamos o ebook gratuito Como montar uma área de brincar para bebês. Com ele você aprende como usar o espaço disponível em casa e quais brinquedos ter para estimular e se divertir com o seu bebê. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

4 Comments

Comente
  1. 2
    Tiemi

    Adorei a brincadeira! E principalmente por não precisar dar banho nela depois, além da casa ficar limpinha. Ela adorou brincar com as tintas! Amo o trabalho de vocês.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.