
Vamos brincar de pensar usando jogos e adivinhas
Tem um post no blog que muito provavelmente é um dos campeões de comentários. É um que eu escrevi trazendo alguns jogos e pegadinhas de raciocínio para um bom tempo de divertimento em família. Explico os comentários. Uma das atividades é contar o número de quadrados. Eu coloquei uma resposta, mas depois, me corrigiram com um número diferente. Eu conferi e mudei a resposta. E não é que teve uma porção de outras respostas?
Bom, tudo isso para dizer que tem jogo de raciocínio com resposta certa, mas outros com várias opções de caminhos para chegar a uma solução, e todas podem ser possíveis.
Como o outro post chamou a atenção, eu resolvi atualizar com outros jogos de raciocínio que estamos fazendo aqui em casa, nas noites em família.
Pegadinha de matemática
Olhe bem para estas imagens e tente descobrir o resultado da conta final. Este é muito bom para treinar o raciocínio das crianças um pouco mais velhas, que já dominam as quatro operações matemáticas. No caso do Pocoyo, eu ajudei com as contas, mas deixei que ele percebesse a pegadinha do resultado.
Já este aqui, ficou mais fácil para o Pocoyo mesmo, que está com 7 anos, resolver sozinho. Daí a Cururuca e a Potcho é que tentaram perceber a diferença nas imagens.
E agora, o bendito do quadrado, caso você tenha ficado curioso. O livro de jogos de onde tirei dá o resultado como 40. Eu só encontrei 34 quadrados. Quem dá mais?
Aqui vale uma mega ressalva quando falamos de brincar com as crianças: pouco importa na verdade o resultado final. O mais legal é você perguntar a seu filho quantos quadrados ele vê. Se disser 4 ou 12 ou 20, está tudo certo. Depois, pouco a pouco vocês vão descobrindo novos quadrados juntos. Dá até para pintar o que vocês já encontraram. Pode ser também uma brincadeira de fim de dia: antes de dormir o desafio de vocês juntos é encontrar um quadrado novo.
A César o que é de César
Era assim que eu conhecia este jogo de encontrar as respostas por meio de frases em pistas. Eu simplesmente A-M-A-V-A! Devorava vários e curtia muito quando acertava. Atualmente, o nome é outro. Tem dois exemplos aqui. Um mais simples, que as meninas (com 5 anos) resolveram.
O outro tem um pouco mais de complexidade.
Há outros ainda, diversos na verdade, e vocês podem ir jogando juntos, resolvendo juntos e fazendo outros mais complexos, conforme pegarem a prática. No site do Rachacuca tem vários destes. Eles chamam de “Problemas de Lógica“.
Adivinhas e piadas
Vou aproveitar aqui para dizer que outra atividade que está rendendo um montão de risadas e diversão nas noites de casa: contar piadas e fazer adivinhas. Meu filho começou com adivinhas na escola e a moda pegou em casa. Agora, depois do jantar com freqüência os três começam a inventar piadas (nem tão engraçadas, fazer o quê), contar as que lembram e fazer adivinhas. Muitas adivinhas.
Tem um livro que se chama Proibido para Maiores, do
Alguns exemplos que eles falam:
1. O que está na frente e atrás do urubu?
R. A letra U
2. O que está sempre na frente da gente?
R. O futuro
3. Quanto mais se tira, maior fica. O que é?
R. Buraco
4. De manhã tem quatro patas, ao meio dia tem duas patas e no final do dia tem três patas. Que bicho é esse?
R. O Homem (como bebê, como adulto e como idoso, de bengala)
Curtiu? Então bóra brincar com as crianças de raciocínio lógico!
Eu sempre lembro porque vale à pena se inscrever na nossa Newsletter e receber por email semanalmente nossas novidades e os posts que publicamos aqui. Porque você pode guardar o que mais interessa para consultar rapidamente quando mais precisar.
Muito divertido e didático. Parabéns
Ola Patricias!!! Parabens à vocês!!! Gostei muito das brincadeiras , ta sendo muito útil . Mandei p meus alunos a pintura com barbantes, eles adoraram. Gratidão!! Bjs
Obrigada, Márcia!
A pegadinha da matemática, qual o resultado final? Quanto vale a banana?
Qual é a ordem dos nomes dos colegas de Luciano ?
Como ainda não conhecia esse site?! Muitos Parabéns a todo envolvidos!
Seja bem-vinda Suellen!