Experiência divertida de nuvem de espuma de sabão no microondas


By patcamargo

Eu e a Patricia Marinho costumamos falar em nossos posts que a brincadeira em si é mais importante que qualquer resultado. Talvez você não saiba, mas em casa também é assim: tem vezes que meus filhos não querem brincar daquilo que eu planejei e o negócio é partir para outra. Acontece. Nestes momentos, eu tenho sempre uma outra sugestão ou deixo que eles escolham alguma coisa.

E também acontece de a brincadeira, quando envolve uma experiência, não ter o resultado que a gente esperava. O que você faz nestes casos? Ora, ri do que aconteceu e lembra que vocês passaram um tempo juntos bem legal brincando de cientista maluco. Um exemplo disso foi a nuvem de espuma de sabão feita no microondas.

Aparências enganam

Sempre tive vontade de fazer esta experiência de criar uma nuvem fofinha, gigante de sabão para as crianças brincarem. Eu havia visto vários posts norte-americanos e alguns vídeos nos quais uma barra de sabão colocada dentro do microondas por 1 ou 2 minutos se transformava completamente, inchando e ficando bem areada. Seria bem divertido. Só que não foi bem assim.

A incrível espuma de sabão que não deu certo_espuma queimada

Quando fui buscar mais informação sobre a brincadeira, percebi que muitos blogs citavam uma marca específica de sabão norte-americano como a única que funcionaria para criar a nuvem fofinha. Claro que esta marca inexiste no Brasil. O jeito foi testar. Então já aproveitei e chamei as crianças, afinal, eu já tinha uma suposição que a aventura do caminho seria mais interessante que a chegada. Dito e feito.

A foto aí acima é da nossa primeira tentativa. Usei sabão de coco e deixei 1 minuto no microondas. Saiu uma “fumaçaiada” e a cozinha ficou com cheiro de “roupa lavada” (kkkkkkk). Por segurança, eu pedi para as crianças ficarem olhando da porta da cozinha para eu abrir o microondas. O resultado? Perdi o pote de plástico que usei.

Veja o restante das experiências no vídeo. Mas assistam até o final, porque eu consegui achar uma solução com as crianças e criar a tal da nuvem de sabão.

E o final da história aqui em casa? Hora! Brincamos! As crianças ajudaram, se sentiram cientistas, fizeram aquelas caras dramáticas, teatrais mesmo quando dava errado, fingiram serem cientistas malucos e levaram o resultado final para o banho!

E você? Tem alguma história em que um suposto fracasso na verdade fosse um caminho de brincadeira divertida? Então escreve aqui nos comentários! E tem sempre uma brincadeira nova por aqui, que eu faço com meus três filhos e você pode fazer na sua casa tranquilamente. Para acompanhar todas as brincadeiras, inscreva-se na nossa Newsletter. Ela chega semanalmente com nossas brincadeiras atualizadas.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.