Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar


Quando falamos de brincadeira ao ar livre, às vezes basta uma inspiração para que a brincadeira comece. Eu sei que a grande maioria das praças precisa de reformas e os parquinhos destas áreas nem sempre estão bem conservados. Em geral, eu (aqui é a Patcamargo) percorro muitos parques e praças em São Paulo e encontro locais que valem muito à pena. Grandes e pequenos.

Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar - meninas no parque

O post de hoje, então é uma inspiração. Vá com as crianças há um parque ou a uma praça e as deixe correr livremente. Se houver alguma árvore, aproveita para mostrar como subir nelas. Talvez nem você tenha subido em uma, certo? Bom, fique junto, mas deixe que eles mesmos descubram formas de apoiar pés e mãos para subir.

Eu sempre incentivo as crianças a fazerem isso. Mesmo na área do prédio. Às vezes até na rua, quando encontramos uma árvore que possa ser escalada. Além de coordenação e destreza motoras, subir em árvores ajuda no raciocínio, resolução de problemas e confiança.

Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar - larissa na arvore

Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar - sofia na arvore

Se a praça ou parque tiver brinquedos, dá uma checada se estão em boas condições e libere para as crianças brincarem. É um ótimo momento de convivência com crianças diferentes, o que desenvolve a sociabilidade, a capacidade de comunicação, de tolerância, de paciência e de saber se colocar frente a outras pessoas.

Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar - henrique e larissa na gangorra

Por fim, que tal deixá-las experimentar brincar de imaginação com a natureza? Um simples faz-de-conta de piquenique, brincar de criar poções mágicas, desenhar com flores e folhas, brincar de mistério entre as árvores, e tantas outras fantasias que podem surgir no meio da natureza.

Você vai ver como algum tempo fora de casa, seus filhos vão curtir muito o contato com a natureza. E todo dia tem outras dicas de brincadeiras para você fazer com seus filhos. Para nos acompanhar, faça parte do grupo que recebe a nossa Newsletter. Semanalmente, um e-mail chega para você com todas as nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.