
Você no Tempojunto: Joici Mara e a brincadeira quando você cuida sozinha do seu filho
A Joici Mara é uma fofa e uma guerreira. Após o divórcio, assumiu, como muitas mulheres, o papel de educar o filho João, na época com 2 anos, sem ajuda. Hoje ela mora na Espanha com o filho. Mas não foi este o motivo que primeiro chamou minha (aqui é a Patcamargo) atenção. Mas a quantidade de brincadeiras que ela aproveita no dia a dia com o filho. “Sempre achei muito valido um tempo juntos com brincadeiras”, conta.
E a Joici aproveita mesmo cada momento com o João para se divertirem. “Aqui em casa a diversão vai além do ‘quintal’, fazemos muitas brincadeiras na hora das refeições, que além de incentivar a comer bem e de forma saudável, também é um tempo delicioso que passamos juntos”. Olha que arte que ela faz com o filho na hora das refeições. É ou não é uma brincadeira super legal?
Por aproveitar tanto as dicas do Tempojunto e por transformar o tempo que ela tem, cuidando sozinha do filho, em um tempo de qualidade e brincadeiras, a Joici foi nossa convidada para o primeiro Você no Tempojunto de 2018. Mas eu vou deixar que ela conte mais.
Quem é a Joici?
Sou a mãe do João Henrique de 9 anos, divorciada há 7 anos, formada em Administração de Empresas, atualmente trabalhando em casa.
Como é a rotina de vocês em casa?
Moramos na Espanha há 2 anos. As aulas aqui são no período da manhã e após a escola, almoçamos juntos e ele tem um tempo de descanso e para fazer as tarefas. O restante do dia é de diversão.
Tem alguém que te ajuda com seu filho?
Somos nós dois em casa, um ajuda o outro!
Em que momentos a brincadeira entra no dia a dia de vocês?
Tentamos fazer cada dia uma opção diferente na parte da tarde, a maioria deles brincamos juntos, outras vezes vamos ao parque para brincar com outras crianças, outras fazemos passeios a praia (moramos em uma Ilha) ou piqueniques.
A Brincadeira une a família
Como a brincadeira surgiu na vida da família?
Minha mãe era enfermeira, eu passava as tardes /noites com meu pai e minha irmã em casa quando éramos crianças, e sempre brincávamos muito com jogos (tabuleiro/bingo/pega vareta/batalha naval..) tenho esta recordação de uma família sempre reunida e feliz. Me divorciei quando meu filho tinha 2 anos, sempre usei a brincadeira para poder estamos juntos, e nossa relação sempre foi muito boa por conta disto.
Qual a brincadeira preferida de vocês?
Experiências em geral! Como o “vulcão” com o bicarbonato; ele sempre fica muito feliz com elas.
Você percebe a importância da brincadeira na vida de vocês? Como?
Creio que hoje em dia a tecnologia acaba afastando as pessoas, em especial as famílias, pois perdem muito tempo nas redes sociais. A brincadeira resgata esta união familiar, além de estimular a criança em vários outros aspectos da vida. É um momento de suma importância tanto para a criança quanto para os pais, que aprendem muito dos filhos.
Complete a frase: brincar é…
O nosso momento!
—–
Quando eu publiquei a primeira foto das brincadeiras da Joici e do João na timeline do Tempojunto, ele disse para a mãe: “que legal mamãe agora as outras mães também podem brincar bastante com os filhos como a gente te faz”. Agora, com este depoimento tão bacana, tenho certeza, João, que muitas outras famílias serão mais e mais brincantes!
E se você que está lendo chegou agora, te convido a fazer parte das pessoas que recebem semanalmente a Newsletter Tempojunto. Nela, chegam todas as dicas de brincadeiras do Tempojunto, separadas por faixa etária e as nossas novidades! A inscrição é gratuita.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente