Um jogo de raciocínio super portátil para qualquer idade


Uma quinta-feira no mês falo (aqui é a Patcamargo) mais especificamente de uma brincadeira, explicando quais estímulos para o desenvolvimento dos filhos. E a dica de brinquedo caseiro de hoje eu achei sensacional. Um jogo de raciocínio, que é hiper simples de fazer e portátil. E ainda por cima é um estímulo para crianças de várias idades.

O jogo de raciocínio se chama Pong hau k’i e foi dica da Vanessa Andrade, que nos segue lá no Facebook. Para montá-lo você precisa dos seguintes materiais:

. Papel sulfite ou qualquer pedaço de papel que tenha disponível

. Caneta, lápis ou algo para desenhar o tabuleiro

. 4 peças para fazer os peões do jogo (eu usei botões, mas pode ser o que tiver à mão. Até bolinhas feitas de papel)

. Régua para facilitar desenhar as linhas do tabuleiro

Chegue na casa vazia

Primeiro, desenhe o tabuleiro, com a ajuda de uma régua.

O tabuleiro é assim, um X com três lados conectados e um ponto no meio. Aliás, desenhe pontos em cada uma das intersecções do desenho.


Posicione os peões conforme a foto e bóra brincar com esse jogo de raciocínio!

Sorteiem quem começa o jogo. Para brincar, é preciso mover um peão de cada vez para um ponto que esteja vazio.

O objetivo do jogo é ao mesmo tempo bloquear seu adversário para que ele não consiga mover seu peão para uma casa vazia e fugir, evitando ser bloqueado.

Olha abaixo um exemplo de bloqueio do jogo. No caso, o jogador branco bloqueou os pretos.

 

Nós jogamos em casa várias vezes e as partidas se revezaram entre as crianças, as crianças e eu, as crianças e meu marido e até eu e meu marido jogamos uma partida. E sabe o que foi bem legal? As crianças ganharam da gente, sem que facilitássemos o jogo para elas!

Com esse jogo de raciocínio chinês, as crianças praticam o raciocínio, a habilidade de encontrar soluções. Além disso, como as regras são simples, crianças a partir de 4 ou 5 anos já podem experimentar. Se seus filhos forem mais velhos, teste colocar um tempo limite para que um vença, o que torna o jogo mais “difícil” ajudando a treinar a rapidez de pensamento.

Cabe na bolsa, no bolso, na mochila e você se diverte onde estiver com seus filhos.

E aí, curtiu esse jogo de raciocínio? Não é legal ter sempre à mão várias ideias para brincar, mesmo sem poder sair de casa? Se voc^quiser ainda mais ideias para se divertir em casa com as crianças, você também pode baixar o nosso PDF com 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. É uma lista que você pode imprimir, recortar e deixar no cofre que mostramos na nossa segunda sugestão aqui do post. Assim, seu cofre ficará cheio de brincadeiras simples e divertidas!

13 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.