
Brincadeira de João e Maria para um dia ao ar livre
Minha dica de hoje é uma brincadeira de João e Maria para um dia ao ar livre. De um jeito simples, você traz a história famosa para vida e as crianças se divertem e aprendem com isso. E sabe o que é melhor? Quem me deu essa dica foi a minha filha Gabi, de 4 anos, num dia que encontramos pedrinhas no play do prédio.
Deixe a criança liderar a brincadeira
Uma das dicas mais importantes para os pais na hora que sentam para brincar com os filhos pequenos, de até os 6 anos, é a seguinte: deixe a criança liderar a brincadeira. Seu papel é o de seguir as deixas e “esticar” o momento fazendo perguntas ou apresentando situações que façam a criança descobrir novas possibilidades naquele momento.
No caso de atividade de hoje, foi exatamente assim. A Gabi achou as pedrinhas e começou a colocar no bolso.
Na mesma hora eu perguntei:
– O que vamos fazer, filha?
– Brincar de João e Maria, ué?
Precisava ver a cara dela olhando para mim como se brincar de João e Maria fosse a coisa mais lógica a fazer nesse momento! Eu só precisei perguntar como ia ser a brincadeira para ela se jogar no mundo da imaginação!
Primeiro ela ia ser o João e eu a Maria. O João resolveu andar na floresta sem a Maria. Para não se perder, ele foi deixando pedrinhas no caminho.
A Maria, ou seja, eu, precisava ir atrás do João. O jeito de fazer isso era seguir as pedrinhas.
Como tirar ainda mais proveito do momento?
Falei que o seu papel era esticar a brincadeira, certo? Mas como fazer isso? Primeiro, você pode incentivar a construção da história na cabeça da criança fazendo perguntas que apresentem novos desdobramentos. No caso do exemplo, eu simplesmente perguntei pela bruxa da história e comecei a levantar cenários: “Mas e se a bruxa aparecer e vir as pedrinhas?”
Outra coisa é trazer outras oportunidades de aprendizagem na brincadeira. Eu aproveitei para brincar de contar pedrinhas, de descobrir a maior e a menor pedra, e por aí vai.
Foi ótimo perceber que nosso tempo livre no parque virou uma ótima brincadeira de contação de história.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente