Usar brinquedos de uma nova forma no brincar livre


Uma das formas mais importantes de atividade das crianças é o brincar livre. E a partir do momento em que nós permitimos que as crianças tenham tempo e espaço, a brincadeira acontece, espontânea e livremente. Esta, aliás, é a “regra de outro” do brincar livre: não tem regras predeterminadas.

Além disso, a brincadeira livre não tem resultados esperados. Só o brincar!

Imaginação que vem do brincar livre

Esta foto aí em cima é exemplo do que acontece quando permitimos uma brincadeira sem direcionamento ou regras. Minha filha do meio, a Cururuca, de 7 anos, construiu um campo imaginário de futebol.

Como ela não tem jogadores, aproveitou todas as bonecas pequenas que tinha e formou o time na mesa de jantar. Então, ela usou dois porta-lanches com formato de bola para “criar” a marca do gol.

Então, veio a dúvida de como diferenciar as jogadoras nos times. Está vendo este papelzinho do lado de cada boneco? Então, tem o símbolo dos times, que a Cururuca mesmo criou, em cada um. “Assim, mamãe, na hora do jogo ninguém se confunde”, explicou a minha filha.

Quando deixamos nossos filhos brincarem sem regras ou objetivos, a imaginação floresce e é base da criatividade e da resolução dos problemas que aparecem. Este é um exemplo de como o brincar livre ajuda a preparar nossos filhos para os desafios do futuro.

Quer mais dicas de brincadeiras que estimulam a criatividade e imaginação? Então, baixe nosso PDF com ideias de atividades, que tiram o seu filho da frente das telas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Caroline

    Oi Pats,
    Infelizmente não estou conseguindo baixar o pdf do artigo. Podem me ajudar, por favor?
    Obrigada!! – Caroline

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.