Como trabalhar noção espacial nas crianças?


A brincadeira de hoje é uma dica de como trabalhar noção espacial e lateralidade (direita e esquerda) nas crianças. Trata-se de um jeito divertido de ensinar uma habilidade específica que e importante para o desenvolvimento motor como um todo.

O que é ter noção espacial?

Noção espacial ou orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto  (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p.91-96)

Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo.

Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo. Por isso, o ideal é estimulá-las, desde cedo, com brincadeiras que proporcionem jeitos diferentes de vivenciar os conceitos que mencionei acima.

Vamos brincar de circuito?

A dica de hoje é um dos exemplos. Trata-se do Circuito do Obstáculos de Olhos Fechados. Mais um dos muitos exemplos de circuitos que temos aqui no site.

Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão.

Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.

A criança fica de olhos fechados e, a partir do comando de voz do adulto, ela precisa se orientar e atravessar o caminho sem tocar em nenhum dos obstáculos.

O papel do adulto é passar as orientações para a travessia
– Pare!
– Vire para a esquerda!
– Vira para a direita!
– Um passo pequeno a frente

Se você tiver várias crianças por perto, dá pra dividir em duplas para que um participante atravesse o circuito e o outro funcione como um guia. A dupla que fizer o circuito corretamente, sem tocar em nenhum obstáculo, ganha.

Gostou da nossa dica de como trabalhar noção espacial nas crianças? Se sim, aproveita para fazer parte da nossa lista de envio de e-mails. A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

 

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.