Experiência científica para crianças pequenas colorida e surpreendente


Bóra fazer uma experiência científica para crianças pequenas! Brincar de ciências com crianças pequenas é possibilitar descobertas e fomentar a curiosidade dos filhos. Ter vontade de aprender, de saber mais sobre tudo é nato. Mas, por vezes, a gente acaba diminuindo esta vontade por colocar muitos “nãos” no dia a dia das crianças.

Quando o assunto é bancar o cientista, as crianças geralmente são as primeiras a levantar a mão. Ter a oportunidade de descobrir e experimentar é muito bacana. E para os pequenos, ainda há a “magia” surpreendente que envolve experiências de química, física e biologia.

Foi assim com a Júlia, de 3 anos. Nós brincamos juntas da experiência do óleo com corante de alimentos. E ela ficou encantada com o resultado!

A experiência científica para crianças pequenas precisa ser prática e “mágica”

Para começar nosso invento, separei os materiais:

Óleo
Corante de alimentos
Copo de plástico ou acrílico transparente
Colher

Então, pedi à Júlia que colocasse o óleo no copo. Rapidinho ela encontrou ajuda das minhas filhas, a Cururca, de 8 anos, e a Potcho, de 7 anos. Elas também estavam interessadíssimas no tal experimento.

Juntas, as meninas encheram o copo.

E aqui, a Júlia toda contente e curiosa para saber qual seria a experiência científica para crianças pequenas que havia preparado.

Bolhas coloridas

Em seguida, a Júlia pegou o corante de alimentos e pingou algumas gotas no copo com óleo.

Sabe o que aconteceu? O corante não se misturou ao óleo e manteve todas as pequenas gotas, em forma de bolha, se se desmanchar! Olha só o rostinho curioso da Júlia, conferindo o resultado do experimento.

Como ela queria experimentar mais, aumentamos a brincadeira. Eu ofereci a ela a colher e pedi que mexesse o óleo para tentar misturar o corante.

Nada aconteceu. As gotas permaneceram firmes e fortes.

“E se a gente jogar água?”, perguntou a Júlia. Gente, eu acho o máximo quando as crianças começam a formular hipóteses para testar o que estão descobrindo. Esta brincadeira de cientista é base para que no futuro, ao estar na escola, as crianças queiram aprender.

Pois, vamos colocar água. Água gelada nesta mistura.

O colorido surpresa

Naquele momento da nossa experiência científica para crianças pequenas, cada um pensava uma coisa. “E o que aconteceu?”, eu perguntei. A Júlia foi investigar o copo.

As gotas de corante que entraram em contato com a água, perderam sua forma e se misturaram ao líquido, que ficou colorido.

Ora, eu já tinha feito em outra ocasião com crianças um pouco mais velhas, um experimento semelhante. Mas a ordem da colocação dos ingredientes, altera o resultado final. Então, vale fazer os dois em casa com seus filhos.

Agora, se seu filho está nesta idade de muitas descobertas, você vai curtir estas outras 15 dicas de brincadeiras para crianças de 2 a 4 anos. É só clicar para começar a se divertir.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.