As múltiplas inteligências do seu filho e a relação com a criatividade


Para falar sobre a múltiplas inteligências do seu filho eu precisei pesquisar bastante e fazer um resumo aqui do que aprendi.

Por isso, te convido a acessar também as demais referências que eu coloquei no final, caso você se interesse pelo assunto.

E se você veio neste post para conhecer melhor como trabalhar a criatividade do seu filho – em todas as múltiplas inteligências que temos – inscreva-se na Semana da Criatividade do Tempojunto. Como este é um tema denso, que não cabe num post, nada melhor do que falarmos ao vivo, certo?

Vou começar explicando de quais múltiplas inteligências vamos falar. Pois, conforme o autor, elas podem variar de 5 a 12. Eu preferi focar na Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner*, psicólogo cognitivo e educacional.

Este aqui é um quadro-resumo delas.

As múltiplas inteligências mostram quem é seu filho

Em lugar de escrever linhas e linhas explicando em detalhes cada inteligência (o quadro-resumo aqui acima esclarece bem já), prefiro trazer o que importa para nós pais e mães sabermos que estas múltiplas inteligências existem.

Elas mostram a você quem seu filho é. Pode não parecer, mas por conta da metodologia de avaliação de ensino que temos a séculos, as escolas tradicionais nos mostram quem nosso filho NÃO é.

Em outras palavras, a tendência, é definir sua inteligência, considerando a linguística e a lógico-matemática.

as múltiplas inteligências - nossos filhos não são só a lição de casa da escola

Entretanto, é impossível que todos só se destaquem nestas duas áreas do conhecimento.

Com isso, corremos o risco de resumir nossos filhos às notas das provas da escola.

Esta é a incorreção que a Teoria das Múltiplas Inteligências vêm corrigir para nós.

Você precisa mudar o valor que dá para uma inteligência

Gardner comprovou em seus reconhecidos estudos que é possível ser bem-sucedido e feliz na vida, desenvolvendo qualquer uma das múltiplas inteligências. A maioria de nós, inclusive, tem facilidade e alta capacidade para mais de uma delas.

Outro pensador da criatividade frente às múltiplas inteligências foi sr. Ken Robinson, em seu livro “Somos Todos Criativos”.

O autor explica que a inteligência é Diversificada, Dinâmica e Distinta. Em poucas palavras, ele conta que nossa inteligência parte de como percebemos o mundo. E isso pode ir mudando com o tempo, à medida que encontramos novas experiências.

No final, cada ser humano usa seu talento para resolver um problema de forma criativa. Isso é ser inteligente. Usar as múltiplas inteligências a favor do universo, da humanidade e da sociedade.

Valorize o talento e as múltiplas inteligências do seu filho e você terá um adulto criativo

Vou dar dois exemplos:

CENA 1 – Um adulto em busca de um emprego. Com MBA Executivo em Gestão de Pessoas. O entrevistador de uma multinacional pergunta durante a etapa de seleção: “Você é capaz de escrever uma poesia que faça alguém se emocionar?”

Ora, que espécie de pergunta é essa?

Resposta: É uma pergunta que valoriza uma diferente inteligência e, ao mesmo tempo, indica se este adulto com MBA em Gestão de Pessoas, consegue realmente entender pessoas, conhecer o que move as pessoas e sendo mais eficiente no seu trabalho.

CENA 2 – A mãe vai com a filha à diretoria da escola preocupada porque sua filha não consegue prestar atenção na aula. A mãe acha que a filha tem alguma dificuldade de entendimento e quer que o diretor recomende algum curso de reforço escolar.

O diretor observa a menina durante a narrativa da mãe. A menina havia se levantado da cadeira e estava “ensaiando” pequenos movimentos do corpo, seguindo o ritmo dos sons que podia ouvir de dentro da sala.

O diretor recomendou calma e aulas de dança para a menina. A menina se chamava Martha Graham, uma das bailarinas que mais contribuiu para a sociedade contemporânea.

Quando valorizamos as múltiplas inteligências e consideramos o talento dos filhos, certamente vamos contribuir para termos adultos mais criativos.

Para saber mais

Livros para consulta:

As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos, Celso Antunes, 144 págs., Ed. Papirus.
Inteligência – Um Conceito Reformulado, Howard Gardner, 348 págs., Ed. Objetiva.
Jogos para a Estimulação das Inteligências, Celso Antunes, 312 págs., Ed. Vozes.
O Verdadeiro, o Belo e o Bom, Howard Gardner, 364 págs., Ed. Objetiva.

Para entender mais: Howard Gardner – Nova Escola

*Howard Gardner é um psicólogo cognitivo e educacional estadounidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation. Em 2011 foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.