Brincadeira na natureza para bebês explora cores e percepções


Brincar com bebês próximo à natureza é muito importante para o desenvolvimento deles. E quando eu falo de natureza não precisa ser um bosque enorme, um sítio ou algo muito extenso.

É possível estimular o contato dos pequenos com a natureza mesmo em pequenos ambientes, como uma pracinha, o quintal de casa, ou até uma horta caseira no apartamento.

O importante, enquanto são bebês, é permitir que eles possam explorar plantas, flores, terra.

Brincadeira na natureza ajuda no desenvolvimento sensorial

A minha dica de hoje é brincar com a descoberta de folhas verdes nas plantas. Você pode aproveitar um passeio no parque ou na praça. Ou, quem sabe, um vaso com um tempero, como manjericão, hortelã.

Então, apresente a folha verde para seu bebê.

No meu caso, eu estava brincando com a Luísa, de 1 ano e meio e sua mãe, Luciane.

Cheiro, textura e cor da folha

Primeiro, fomos caminhando com a Luísa até a cerca viva. Em seguida, a Luciane perguntou à filha: “Onde está a folha verde? Você pode me mostrar uma folha verde?”.

Então, ela foi direto em direção à cerca viva, curiosa e querendo encontrar sua folha verde.

A partir daí, a brincadeira na natureza foi mostrar a folha e explorá-la. Sentindo a textura e o cheiro.

Claro que, como não era uma planta comestível, estávamos bem pertinho da Luísa, observando a exploração. E, ao mesmo tempo, mantendo a folha longe da boca da bebê.

Mas se você estiver brincando com uma folha comestível, nada como experimentar um novo sabor!

A brincadeira durou um tempo bem razoável para bebês (no máximo 20 minutos a meia hora) e a Luísa ficou encantada com suas descobertas sensoriais.

Por outro lado, quando você estiver dentro de casa brincando com seu bebê, pode deixar o brincar ainda melhor, com um ambiente preparado.

Nós temos um e-book gratuito que ensina como montar uma área de brincar para o bebê em casa. Conhece? Pode clicar aqui e baixá-lo!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.