Atividades para bebês de 0 a 6 meses – #1


Para entender esta série de posts, é melhor começar lendo a introdução. Lá você vai encontrar contexto para as atividades que vou começar a compartilhar com vocês.

Leu a introdução? Então vamos lá.

Como vocês já sabem, eu tenho duas filhas. Quando a Carolina nasceu, lá no hospital, eu tive aquele pensamento que passa na cabeça de todas as mães de primeiro filho: “E agora, o que eu faço quando chegar em casa?”. O primeiro mês é aquela confusão de se adaptar à nova rotina de amamentação e cuidados e lidar com a falta de sono. Nesse período, o bebê praticamente só dorme e você vira um zumbi. Depois vem a questão das cólicas para ocupar nossas preocupações. Até que chega uma hora que a gente já se entendeu com a rotina e percebe que aquele ser que você ama loucamente está se desenvolvendo e aprendendo coisas novas a cada minuto. No meu caso, quando me dei conta disso, veio um novo pensamento: “E agora, o que posso fazer para divertir e desenvolver essa criança?”

A princípio, você pode até pensar que não há muito o que fazer mas, na verdade, as possibilidades de atividades para bebês são muitas! Entenda por atividade tudo o que você faz com a criança quando ela está acordada.

O livro Guia para Pais do Baby Einstein, sobre o qual escrevi no post de introdução, ensina a transformar cada cômodo da casa em um espaço de estímulos. Vamos começar pelo quarto. Aqui vão duas dicas de como estimular a visão.

1- Painel colorido

Use uma  folha de papel A4 para imprimir cartazes com imagens de figuras geométricas coloridas. Pode ser quadrado, zig-zag, retângulo, círculo, espiral… Use cores contrastantes (preto e branco, amarelo e vermelho) e depois cole numa placa de isopor. Esta placa poderá ser  colocada no berço ou no trocador para a criança olhar quando estiver acordada. No primeiro caso, você pode usar a almofada de amamentação como apoio. No caso trocador as imagens ajudam a distrair o bebê e tornar a troca de roupa mais fácil. Se tem duas pessoas na hora da troca, uma segura o painel acima da cabeça do bebê enquanto a outra muda a roupa.brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gabi com painel de cores

Lembre-se de que os cartazes devem estar bem afixados e longe do alcance das mãos. Uma outra alternativa é pendurar no móbile. O importante é fazer vários cartazetes para poder variar. Aqui em casa eu tenho desenhos diferentes dois lados da placa de isopor e vou colocando a placa em lugares diferentes do quarto. É muito gostoso olhar a cara de curiosa que os bebês fazem quando percebem algo novo por perto.

2- Compilado de figuras

É impressionante como bebês adoram ver outros bebês! Por isso, outra dica do livro “Guia para os Pais” é decorar o quarto com um painel de fotos de rostos de bebês recortados de revistas. No Caso da Carol, usei a porta do armário. No caso da Gabi as fotos estão atrás da porta.

Luiz com Carol

É lógico que não podemos esperar que os bebês fiquem muito tempo em cada atividade. O que vai definir o tempo é o interesse da criança. Enquanto ela estiver olhando, você fica lá com ela a aproveita para conversar. Pode ir falando o nome das formas e das cores no caso dos painéis coloridos ou inventar histórias com os bebês das fotos. Na hora em que o neném começar a olhar para outro lado ou a se mexer demais, é sinal de que cansou está na hora de procurar outra coisa para fazer.

E você? Tem alguma dica de atividade para estimular a visão do bebê? Conte para mim! Ah, se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

8 Comments

Comente
  1. 3
    Lisandra

    Adorei a matéria…
    Para estimular meu filho, decorei o quarto dele com desenhos de animais, hoje em dia chamado como safari, sempre que está agitado levo para o quarto e começo a conversar enquanto ele observa os desenhos, ele adora.
    Mas foi como você disse Patricia, chega uma hora que ele enjoa e tenho que mudar se cenário rs. Beijos

  2. 5
    Renata

    Bom dia meninas,
    Adorando esse espaço. Na gravidez encontrei vcs e fiquei pensando no que poderia fazer com o meu bebê.
    Eu tenho uma dúvida, os exercícios das imagens, já posso fazer com meu bebê de 30 dias?
    Percebo que ele já não dorme na mesma frequência, fica mais tempo acordado entre as mamadas. Porém também tenho receio de estimular além do que ele consegue responder.
    Obrigada! Bjs

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Renata,

      Obrigada! Bom saber que você está se preocupando com o desenvolvimento do seu bebê desde que ele nasceu. Sem dúvida, estimulação demais, em qualquer momento da vida da criança, não é bom. Como saber o que é adequado? Entendendo sobre o que está acontecendo com o bebê na medida que ele cresce. Encontrei um artigo muito bom do baby center que vai ajudar: http://brasil.babycenter.com/a1500073/marcos-do-desenvolvimento-vis%C3%A3o

      Você pode fazer esta atividade quando percebe que o neném já consegue fixar o olhar nos objetos. E procurar fazer quando ele estiver bem desperto, sem sono ou fome atrapalhando. Conforme ele demonstrar interesse, você vai evoluindo!

      Espero ter ajudado.

      Beijos,

      Patrícia

  3. 7
    Nathalia Oliveira

    Estou amando blog de vcs! Ficava super na dúvida de como estimular/brincar com meu bebê! Fiz um painel colorido para ele e ele adora! Fica super vidrado nas cores e formas.
    Parabéns pelo trabalho de vcs!

    • 8
      Patrícia Marinho

      Obrigada, Nathalia! Volte sempre! Espero que a gente continue sendo muito inspirador para você!
      Beijos,

      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.