Atividades para bebês de 0 a 6 meses – #5 – Cantar


Quem me deu a ideia para este post foi a Ione, babá da Gabriela. É que eu contei para ela a história por trás das músicas que eu canto para a Gabi e ela achou que valia a pena compartilhar. Então vamos lá.

Eu sempre acreditei na importância da rotina para os bebês. A música pode ser uma excelente maneira de ajudar os bebês a entrar nesta rotina. Aqui em casa a gente tem CD de músicas para brincar e CD de músicas de ninar. Todas as noites, na hora da última mamada, eu coloco as músicas do CD Canções de Ninar do Palavra Cantada e isso ajuda a Gabi a saber que é a hora de dormir 8 horas. São as mesmas músicas que eu e meu marido colocamos durante anos para a Carolina ouvir na hora de dormir. Ou seja, são músicas cheias de significado. Tanto que quando resolvi fazer o chá de bebê da Gabriela, chamei as minhas amigas Isa e Gé da Alma dos Fatos para fazer um chá cheio de Alma e elas colocaram trechos das músicas na decoração. Olha como ficaram charmosas as minixícaras que enfeitavam as mesas.

Canção que faz parte da história

Mas tem mais. Os bebês adoram ouvir a voz das mães e dos pais e já no hospital eu comecei a cantar para as minhas filhas. Só que não qualquer música. Quando a minha primeira sobrinha, a Bárbara, hoje com 24 anos, nasceu, a minha irmã aprendeu várias músicas da Bia Bedran e todos cantávamos essas músicas para a Babi. Tinham duas que eram mais especiais: Pedala Pedalinho e a Ciranda do Anel. Eu cantei para as sobrinhas e depois comecei a fazer o mesmo com as meninas. De tanto me ouvir, agora é só eu começar os primeiros versos para a Gabriela se aninhar em mim, deitar e dormir ao som de “Perdi meu anel no mar, não pude mais encontrar, o mar me trouxe a concha de presente para me dar”. Claro que na minha voz não fica tão legal quanto no original da Bia Bedran. A parte que eu canto é a introdução que a filha da Bia, a Julieta, canta na música. Escuta só:

Que saber mais sobre a série de posts “Atividades para bebês de 0 a 6 meses”? Leia aqui a introdução e os posts 1, 2, 3 e 4.

E você? Tem uma música especial para cantar para seus filhos? Conte para mim!  E se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

6 Comments

Comente
  1. 1
    Pollyanna

    Olá! ! Estou adorando acompanhar as atividades para bebês de 0 a 6 meses! Tenho um de 4!
    Vc poderia dizer o nome dos cds p dormir e para brincar? ?
    Obrigada! !!

  2. 3
    Annelyse

    Que engraçado…. encontrei essa musica (Ciranda do Anel) perdida no meu computador por acaso. Adorei a musica e uso ela pra cantar pra minha filhotinha. Não sabia o nome da cantora!!! Estou adorando seu blog.

  3. 5
    Joelson Freire

    Boa noite!
    Tenho atualmente um bebê e acho ele tranquilo, porém, fica agitado qdo quer mamar.
    Tenho hábito de cantar pra ele e percebi o qto ele acalma ao som da minha voz.
    Canto sempre a mesma música.
    Pois achei interessante o painel de rostos, os desenhos no quadro com cores preto e branco.
    Quero fazer…Gostei muito
    bj no coração !

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Joelson, seja bem-vindo!
      Sua percepção está certa. A voz dos adultos tem o efeito de dar segurança e tranquilidade para as crianças. Esse é um dos motivos de conversar e cantar para os filhos fazer também. Fora que ajuda no desenvolvimento do cérebro e na aquisição da linguagem. Que bom que você encontrou outras ideias. Espero que funcionem bem na sua casa e você encontre ainda mais inspirações por aqui.
      Abraços,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.