O que você coloca na mala para distrair seu filho nas viagens


Americano tem nome para tudo, você já reparou? Eu aprendi com as mães dos blogs americanos que eu sigo a expressão “busy bag”. É o nome da mala de atividades que você prepara para levar mas viagens e fazer com que seu filho tenha distração e não fique perguntando a toda hora quanto tempo falta para chegar.

Eu sempre preparei “busy bags” (só não sabia que tinha esse nome!) e a minha amiga Renata Ungier também. Vejam a foto do Dudu, filho da Renata, se distraindo no voo quando era pequeno. Funciona mesmo!

O que colocar na mala para distrair seu filho na viagem - Dudu

Aí vão dicas do que você deve pensar na hora de montar a sua Maleta de Atividades, além do tablet ou smartphone (e o headphone para não incomodar o vizinho) se você tiver um:

. Bloco de desenho
. Estojo com canetinhas, lápis de cor, lapis grafite, apontador e borracha
. Livro de colorir
. Adesivos
. Alguma surpresa comprada especialmente para a viagem, como um almanaque de atividades, um kit de massinhas ou um conjunto de carimbos.

Se você tiver um tablet ou smartphone, baixe um ou dois aplicativos novos e surpreenda a crianca mostrando-os apenas durante a viagem. Aqui a gente também compra e digitaliza algum filme novo que a Carol só descobre que tem na viagem.

Se a viagem for de carro, vale a pena você incluir na maleta um caderno pequeno e ir colocando missões para fazer durante a viagem, na medida que vá passando alguns marcos. Por exemplo, numa viagem entre Rio e São Paulo, você pode dizer que ela tem que fazer um desenho quando passar por São José dos Campos e algum registro de alguma coisa interessante que ela viu em Resende. Esse mesmo caderno pequeno pode servir como diário da viagem, para a criança registrar os acontecimentos mais marcantes dos dias que passou fora, incluindo colar ingressos de atrações, folhetos, cartões postais, etc.

A Renata também dá as suas dicas: “Escolhemos itens que caibam na maletinha, para não levar um monte de coisas que ocupam espaço. Desta vez, foi um caderno, lápis, dedoches, carrinhos. Em outra ocasião, levamos bonecos Toy Story, super trunfo e aqueles baralhos que dão o início de uma história ou de uma conversa, pra desenvolver com a criança.”

Eu já dei exemplos desses baralhos que geram conversa em outro post. Falei sobre “A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças” e o “Era uma vez” . Outra dica muito boa, que compraria ontem se fosse você é essa aqui:

Caixa magica de perguntas

 

A “Caixa Mágica de Perguntas para Crianças”, da Editora Matrix, é uma excelente maneira de puxar conversa de um jeito instigante. Não se surpreenda se você acabar descobrindo algum aspecto de seus filhos que você ainda não conhecia!

6 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Mariana

    Patricia, estou amando o blog! Ontem fizemos os peixinhos de pratos de papel. Sucesso total!! A próxima parada será a camisa do Brasil!! Quanto as busy bags, sempre levo!! No momento o que está fazendo sucesso para as meninas aqui de casa (5 e 10) são os cadernos de desenho com canetinhas. Beijos e sucesso!! Mariana.

  2. 5
    nilleide

    Tenho gemeos de 1 ano e 3 meses, sinda não falam, gostatia de dicas para distrair nas viagens nessa faixa etária . Obrigada

    • 6
      tempojunto

      Olà Nilleide, tudo bem? A minha filha tem um ano e um mês e acabei de fazer uma viagem de carro de 3 horas com ela. Vou contar minha experiência e acho que pode ajudar. Primeiro eu optei por viajar no horario em que ela tira o cochilo mais longo, para que ela passasse a maior parte do tempo possível dormindo. Deu certo. Alem disso, eu separei vários dos seus brinquedos preferidos para levar no carro comigo. E fui apresentando um de cada vez. Quando ela enjoava, eu passava para o seguinte. Também coloquei uns brinquedos novos, que ela nunca tinha visto, para apresentar depois que os outros já estivessem enjoado. Outra providência é levar músicas que eles gostem de ouvir no carro e cantar junto. Quando nada funcionar, não tem jeito, a dica é fazer uma parede, descer do carro e fazer eles se distrairem e relaxarem antes de seguir viagem. Espero ter ajudado. Bjs,

+ Deixe seu comentário