Faça um quadro sensorial para o seu bebê!


Nas minhas pesquisas sobre o que fazer para desenvolver a Gabi por meio das brincadeiras, encontrei o método Montessori e com ele uma série de atividades para estimular os bebês pelos dos sentidos. Eu não vou defender nenhuma linha pedagógica aqui no blog, até porque não sou especialista em educação. Mas sempre que vejo alguma coisa que me interessa, independente da linha, procuro saber mais e ver como adaptar os seus princípios nas atividades para as meninas aqui em casa. No caso do método Montessori, me chamou bastante a atenção a crença de que é pelos sentidos que a criança toma conhecimento do mundo.

A criadora do Método, a italiana Maria Montessori (1870-1952), percebeu a importância dos sentidos, principalmente durante a infância. E partir desta noção, várias propostas podem ser desenvolvidas, inclusive para os bebês. A minha primeira experiência, que deu muito certo, foi com a Caixa de Descobertas. Agora que a Gabi sentou sem ajuda, fui pesquisar novas atividades no Pinterest  e descobri o quadro sensorial que você pode fazer em casa. Eu fiz e a Gabi adorou! Eu fiquei encantada com a reação dela e agora, todos os dias ela passa uns minutinhos experimentando as texturas.

Gabi interessada nas texturas

E o legal é que é muito fácil fazer um quadro sensorial desses em casa, desde que você tenha os materiais certos! E sabe o que é mais interessante? Esta é uma atividade inclusiva, que qualquer bebê pode fazer!

materiais _ sensory board

Você vai precisar de papelão, cola quente e materiais de diferentes texturas. Aqui usei: palito de sorvete, lã, limpador de cachimbo, sisal, pompom, plástico, pedaços de amostras de tecidos (camurça e veludo), borracha, fitas. Podia ser lixa, esponja, plástico bolha… Tudo que você precisa fazer é cortar os materiais e colar uma variedade deles em cada placa de papelão. Depois é só colar usando a cola quente, que é para não descolar facilmente. Os quadros daqui de casa ficaram assim:

Boards sensoriais prontos

Considerando o sucesso que o quadro sensorial fez com a Gabi, estou ainda mais inclinada a pesquisar sobre o método Montessori e a encontrar novas formas de estimular o desenvolvimento da filhota! Para não ter dúvida, olha só a concentração da Gabi brincando com o seu Quadro:

Um dos objetivos do Tempojunto é ajudar você a ter uma rotina mais brincante em casa. Por isso, preparamos o ebook gratuito Como montar uma área de brincar para bebês. Com ele você aprende como usar o espaço disponível em casa e quais brinquedos ter para estimular e se divertir com o seu bebê. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

Ah! Não esqueça :  ) Aqui no blog, todo os dias tem sugestões para você e seus filhos e se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

13 Comments

Comente
    • 2
      tempojunto

      Oi Gisele! Eu não conhecia a Flávia, não. Super obrigada pela dica. Eu já disse aqui que uma das coisas que me levou a fazer esse blog foi poder trocar experiências e dicas assim, que vão me fazer aprender coisas, me deixam muito feliz! Ah, e obrigada por acompanhar o blog!

    • 5
      Patrícia Marinho

      Está nos nossos planos! Nosso objetivo é dar soluções práticas para que os pais incorporem a brincadeira com os filhos no cotidiano. Então, ajudar vocês a ter produto certo em casa faz parte do que queremos fazer. Novidades em breve!

  1. 8
    MARCIA QUINTAO DUTRA

    TENHO UM BEBÊ DE 8 MESES E ESTOU APLICANDO O MÉTODO MONTESSORI E VISITANDO VÁRIOS POST S, VIDEOS E PESQUISANDO PARA APRENDER A ENSINAR, ADOREI AS DICAS DESTE. O JOÃO MIGUEL (MEU BEBÊ) ESTA SE DIVERTINDO BASTANTE COM AS BRINCADEIRAS SENSORIAIS .

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.