As melhores atividades de descoberta sensorial


Se eu tiver que escolher o que foi mais marcante para mim em 2014, sem dúvida acompanhar, de perto, o crescimento da Gabi vai para o topo da lista. E mais, perceber como as brincadeiras que fizemos juntas foi importante para o desenvolvimento dela chega a me emocionar. De tudo, o que eu mais gostei de descobrir e fazer foram as brincadeiras sensoriais e por isso escolhi o tema “As melhores Atividades de Descoberta Sensorial” para fazer mais este post da Retrospectiva 2014.

Repare como a Gabi cresceu ao longo do tempo!

1. Cestos dos Tesouros

A primeira vez que coloquei a Gabi em contato com os cestos dos tesouros foi quando ela tinha apenas 4 meses. Fiquei encantada com a possibilidade de conscientemente transformar os objetos da casa em brinquedos e por isso fiz bem cedo a experiência.

Melhores atividades de descoberta sensorial - cesto tesouro

Eu amo esta foto porque ela retrata bem como foi o momento. Mesmo sendo tão pequena, a Gabi literalmente mergulhou no cesto e não sabia o que pegar. Acabei resolvendo esperar ela conseguir se sentar sozinha para repetir, e muito, esta brincadeira. Escrevi outros dois posts sobre isso. Em um eu falo sobre um cesto só de tecidos e em outro eu dou dicas de diferentes itens que você pode colocar para variar os cestos ao longo das semanas. Ter novidades faz parte da atividade já que um dos objetivos é apresentar novos estímulos para os bebês.

2. Quadro sensorial

A empolgação com o Cestos do Tesouros me fez pesquisar um pouco mais sobre a filosofia Montessori e acabei encontrando na rede Social Pinterest a dica para fazer um Quadro Sensorial, que nada mais é do que a colagem de diferentes materiais e texturas numa base como papelão para permitir à criança explorar cada uma delas. O post em que conto como fazer tem até filminho mostrando a Gabi toda concentrada na brincadeira.

Melhores atividades de descoberta sensorial - quadro sensorial

3. Garrafas sensoriais

Essa é outra atividade fácil de fazer que garante diferentes brincadeiras porque você pode explorar diferentes materiais que estimulam tanto a visão quanto a audição. Chocalhos feitos de garrafas e grãos são excelentes brinquedos. Você pode ver mais detalhes de como fazer suas garrafas sensoriais aqui.

Garrafas sensoriais _default

4. Mãos sensoriais

Enquanto com as garrafas sensoriais a gente estimula a visão e a audição, aqui se explora o tato. Mesmo para já leu o post em que eu mostro como fazer essas mãos sensoriais, vale a pena ler de novo só para ver o video com a fofa da Gabi brincando com elas.

Melhores atividades de descoberta sensorial - maos sensoriais

5. Contato com a Natureza

Essa é ótima porque você não precisa ter habilidades específicas e nem comprar procurar materiais para fazer. Basta sair com as crianças para explorar o ar livre. O sol, o vento, as flores, os sons, a areia, tudo será novidade para elas.

Gabi na natureza

6. Arte com gelatina

A primeira atividade de artes a gente nunca esquece! Para o Dia Dos Pais eu resolvi fazer um cartão com arte da Gabi para o papai. Claro que a principal preocupação seria com que tinta pintar, já que tudo vai para a boca nessa fase. Descobri uma receita de tinta feita com gelatina e o resultado foi maravilhoso. Gabi adorou a experiência.

7. Arte com iogurte

Por falar arte, teve uma outra atividade que fiz com a Gabriela que não poderia ficar de fora desta lista: pintura com tinta de iogurte. Se com gelatina já foi bom, com iogurte foi melhor ainda, porque a tinta é menos grudenta e é possível fazer cores mais vibrantes. O video fala por si!

8. Caixa com fitas

Essa é simples assim: amarrar fitas numa caixa e deixar a criança brincar. Aproveite para falar sobre as cores. Se puder ter fitas de texturas diferentes, como veludo e renda, melhor

Gabi brinca com as fitas

9. Texturas para engatinhar

Uma forma de incentivar o bebê a engatinhar e ao mesmo tempo descobrir novas sensações é fazer um percurso com diferentes texturas para ela atravessar. Toalha, cobertor, edredon. Pode escolher o que estiver disponível.

Gabi engatinha em texturas_instagram

10. Brinquedos com gelatina

Se eu tivesse que escolher a minha atividade preferida, com certeza seria essa aqui. Colocar brinquedos na gelatina para a Gabi descobrir rendeu muito aprendizado para ela e muita risada para mim. Ou dá para resistir a um criança que gosta tanto do que está fazendo que resolve mergulhar de cabeça, literalmente

Gabi não resiste

 

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

Ebook area de brincar_1

34 Comments

Comente
  1. 1
    Veralucia

    Cada dia, cada coisa nova que você apresenta para o bebê nessa idade é motivo de alegria e de descoberta. Amei os videos parabéns sua filhinha é linda e irei aproveitar a idéia para fazer com os meus peqeninos.

    • 7
      Patrícia Marinho

      Oi Ana,
      Obrigada pelo interesse. Eu acabei de ver que você já se cadastrou na nossa lista para receber os emails semanais. Espero que goste e aproveite!
      Patrícia

  2. 8
    LUCIANA

    Acheiii tudooo de bomm. Parabéns!!
    minha pequena faz 6 meses dia 27/01 e é muito curiosa e se arrasta bastante no eva, porem ainda não senta com firmeza (coluna totalmente ereta). Será que já pode brincar com alguma dessas brincadeiras? Qual (is)?

    • 9
      Patrícia Marinho

      Que bom que você gostou, Luciana. Eu amei fazer cada uma delas. Você pode experimentar praticamente todas. Comece pelas 4 primeiras, deixando a criança sentada com apoio, como na almofada de amamentação, por exemplo. Veja como ela reaje às suas primeiras propostas e vá sugerindo novas atividades aos poucos, conforme ela demonstre envolvimento com o que está sendo proposto.
      Beijos,
      Patrícia

    • 13
      Patrícia Marinho

      Que bom que vocês gostou, norma! Eu cadastrei você na nossa lista de emails. Espero que goste do nosso conteúdo.
      Beijos,
      Patrícia

  3. 24
    Juliana

    Adorei as ideias! Meu bebê coloca tudo na boca (ele tem 8 meses), a sua é assim também? rsrs vou ver se faço pra ele o quadro sensorial.. mas tenho receio de ele só querer ficar com ele na boca! bom.. vou tentar! hehe Obrigada pelas dicas!

    • 25
      Patrícia Marinho

      Sim! Colocar tudo na boca é absolutamente normal. Trata-se da fase oral, em que a boca, assim como as mãos, funciona para a criança “conhecer” o objeto que ela segura. Ela ainda não sabe o que é cada objeto, e por isso tudo, sem distinção, vai para a boca. De um lado temos que assumir isso e ficar mais tranquilos, desde que o que esteja indo para a boca não represente perigo. Por outro lado, aos poucos, quando ele estiver maior, vamos falando “isso não é papá” ou “na boca não” para a criança entender que certas coisas não devem ir para a boca. Com o tempo a fase oral passa!

    • 27
      Patrícia Marinho

      Oi Suelen,
      O tipo de garrafas que mencionamos nesse post não, já que são feitas pensando em bebês, que ainda estão bem longe da alfabetização. Mas dá para aproveitar o conceito e fazer um brinquedo sensorial que ajude a alfabetização. Como colocar letras de EVA dentro de uma garrafa e pedir para a criança girar e chacoalhar a garrafa até que a letra desejada apareça.
      Respondido?
      Beijos,
      Patrícia

    • 29
      tempojunto

      Que legal, Aparecida! Espero que você tenha um ótimo tempo junto com a Sophia. Volte sempre porque tem um monte de coisas para fazer com bebês por aqui.

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.