Pintando o sete com tinta comestível


Eu absolutamente amo ver a reação da Gabi para as propostas de atividades que eu faço para ela. Fazer tinta comestível e ver como ela se diverte pintando, então, é demais! Eu já contei aqui sobre a primeira arte da Gabi, que foi com tinta feita de gelatina. Hoje a arte foi com tinta feita de iogurte!

Você vai precisar de iogurte (eu usei um sem lactose) e corante de alimentos. Eu recomendo dar preferência para as cores primárias, como amarelo, vermelho e azul. Basta algumas gotas de corante no iogurte e pronto: você tem tinta comestível com cores incríveis!

passo a passo para fazer a tinta comestivel

Para apresentar a atividade para a Gabi, eu coloquei um pouco de cada cor de tinta no papel sulfite e coloquei o papel no cadeirão.

Como era e como ficou a tinta comestivel

Como a tinta é comestível, a Gabriela teve total liberdade de explorar as cores e a sensação da tinta nos dedos.

Veja no video a reação dela. Reparem nos momentos em que ela interaje com cada cor e na hora em que ela fica movimentando os dedos das mãos, experimentando a textura da tinta:

 

 

Legal, né?

Esse foi o resultado da nossa arte com tinta comestível:

A arte da Gabi

Se você tem um bebê em casa, principalmente se for o primeiro filho, provavelmente se preocupa em como montar uma área de brincar para ele. A gente preparou um ebook especial com dicas de como montar uma área de brincar e quais brinquedos ter e porquê. Aprende também como usar o berço como espaço de brincar e como colocar os brinquedos à disposição das crianças para manter o interesse sem fazer da casa um caos.Clique aqui para  receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

 

16 Comments

Comente
    • 2
      tempojunto

      Oi Sávia! Que bom! Na prática, a qualquer momento em que o bebê já consegue se sentar sozinho e ter algum controle das mãos. Eu fiz para a Gabi pela primeira vez quando ela tinha 8 meses 3 foi legal. Mas ela aproveitou e interagiu mais com 10.

  1. 3
    Karine

    Ola..adorei a ideia porem tenho um receio… como depois explicar para o bebe que a tinta guache nao vai poder comer? Se ele brincou com essa comestivel e depois for brincar com as normais, ele nao vai achar que podera comer tambem?

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Karine,
      Entendo a sua preocupação. Na verdade, você não vai precisar explicar nada para o bebê. A tinta guache deve ser apresentada na fase em que a criança já não leva tudo a boca e portanto não apresenta riscos. Além disso, a criança não fica com o registro de que tinta é igual a algo comestível porque ela brincou com a tinta de iogurte alguma vez. Ela ainda não consegue registrar que aquilo é tinta e serve para pintar. Para ela, trata-se de mais um dos milhões de objetos que leva a boca para usar o sentido do paladar para conseguir decodificar. Ela passa a tinta de iogurte e de gelatina na superfície a sua frente da mesma forma que passa a batata ou as frutas que come com a mão. Ou seja, a criança não sabe que está pintando quando usa a tinta de iogurte em um papel. Lá na frente, quando você apresentar a tinta guache, vai vir acompanhado de um pincel e vai encontrar uma criança com mais habilidades, que não sai levando à boca tudo em que coloca as mãos.
      Respondi a sua pergunta?
      Beijos,
      Patrícia

  2. 7
    alex

    haha muiiiiiiiiito fofa essa bb…me apaixonei pela ideia! Com certeza vou fazer pro meu príncipe,… ele acaba de completar 1 aninho e ta cheio de energia,.

  3. 11
    Lucilene

    Olá gostei da opção, mas tenho uma duvida quando usada no papel ela seca como as outras tintas? Dá para guardar a atividade?

    • 12
      Patrícia Marinho

      Oi Lucilene,
      Ela não seca não. Não dá para guardar como outras artes. Para registrar, o jeito é fotografar o trabalho (antes, durante e depois da atividade).
      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.