
Pintando o sete com tinta comestível
Eu absolutamente amo ver a reação da Gabi para as propostas de atividades que eu faço para ela. Fazer tinta comestível e ver como ela se diverte pintando, então, é demais! Eu já contei aqui sobre a primeira arte da Gabi, que foi com tinta feita de gelatina. Hoje a arte foi com tinta feita de iogurte!
Você vai precisar de iogurte (eu usei um sem lactose) e corante de alimentos. Eu recomendo dar preferência para as cores primárias, como amarelo, vermelho e azul. Basta algumas gotas de corante no iogurte e pronto: você tem tinta comestível com cores incríveis!
Para apresentar a atividade para a Gabi, eu coloquei um pouco de cada cor de tinta no papel sulfite e coloquei o papel no cadeirão.
Como a tinta é comestível, a Gabriela teve total liberdade de explorar as cores e a sensação da tinta nos dedos.
Veja no video a reação dela. Reparem nos momentos em que ela interaje com cada cor e na hora em que ela fica movimentando os dedos das mãos, experimentando a textura da tinta:
Legal, né?
Esse foi o resultado da nossa arte com tinta comestível:
Se você tem um bebê em casa, principalmente se for o primeiro filho, provavelmente se preocupa em como montar uma área de brincar para ele. A gente preparou um ebook especial com dicas de como montar uma área de brincar e quais brinquedos ter e porquê. Aprende também como usar o berço como espaço de brincar e como colocar os brinquedos à disposição das crianças para manter o interesse sem fazer da casa um caos.Clique aqui para receber o seu. É grátis!
Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.
Oi! Adorei!!! A partir de que mês posso fazer essa atividade?
Oi Sávia! Que bom! Na prática, a qualquer momento em que o bebê já consegue se sentar sozinho e ter algum controle das mãos. Eu fiz para a Gabi pela primeira vez quando ela tinha 8 meses 3 foi legal. Mas ela aproveitou e interagiu mais com 10.
Ola..adorei a ideia porem tenho um receio… como depois explicar para o bebe que a tinta guache nao vai poder comer? Se ele brincou com essa comestivel e depois for brincar com as normais, ele nao vai achar que podera comer tambem?
Oi Karine,
Entendo a sua preocupação. Na verdade, você não vai precisar explicar nada para o bebê. A tinta guache deve ser apresentada na fase em que a criança já não leva tudo a boca e portanto não apresenta riscos. Além disso, a criança não fica com o registro de que tinta é igual a algo comestível porque ela brincou com a tinta de iogurte alguma vez. Ela ainda não consegue registrar que aquilo é tinta e serve para pintar. Para ela, trata-se de mais um dos milhões de objetos que leva a boca para usar o sentido do paladar para conseguir decodificar. Ela passa a tinta de iogurte e de gelatina na superfície a sua frente da mesma forma que passa a batata ou as frutas que come com a mão. Ou seja, a criança não sabe que está pintando quando usa a tinta de iogurte em um papel. Lá na frente, quando você apresentar a tinta guache, vai vir acompanhado de um pincel e vai encontrar uma criança com mais habilidades, que não sai levando à boca tudo em que coloca as mãos.
Respondi a sua pergunta?
Beijos,
Patrícia
Adorei as atividades! E gostaria de coloca-las em pratica com meus netos.
Oba! Divirta-se! Tenho certeza de que eles vão amar uma avó brincante assim.
haha muiiiiiiiiito fofa essa bb…me apaixonei pela ideia! Com certeza vou fazer pro meu príncipe,… ele acaba de completar 1 aninho e ta cheio de energia,.
Tenho certeza de que ele vai adorar!
Ola esta tinta mancha a pele ou a roupa?
Olá Michele,
Não mancha não. Sai fácil com água.
Beijos,
Patrícia
Olá gostei da opção, mas tenho uma duvida quando usada no papel ela seca como as outras tintas? Dá para guardar a atividade?
Oi Lucilene,
Ela não seca não. Não dá para guardar como outras artes. Para registrar, o jeito é fotografar o trabalho (antes, durante e depois da atividade).
beijos,
Patrícia
amei as dicas trabalho com berçario, e vou utilizar com os bebes
Olá, Márcia, que bom que você gostou!!
vou aproveitar todas as dicas!
Que bom Márcia!