Descoberta Sensorial com Gelatina


Pensa numa brincadeira divertida de se fazer com bebê? Tenho dúvidas se vai ser mais legal do que fazer uma atividade de descoberta sensorial com gelatina! Eu não sei se quem se divertiu mais foi a Gabi fazendo ou eu, que fiquei o tempo todo estimulando novas descobertas e de quebra tirando umas fotos para registrar.

Mas do que eu estou falando tão entusiasmada? Nas minhas andanças pelo Pinterest (ele de novo), eu encontrei um post falando sobre atividades com gelatina com crianças no blog Fun at Home With Kids. Na hora eu percebi que podia ser divertido e resolvi guardar a ideia para fazer com a Gabi maiorzinha. A ideia é esconder alguns brinquedos pequenos na gelatina e depois colocar a “gelatina divertida” acessível para o bebê explorar.


Gelatina com os objetos

 

O trabalho que você tem é basicamente fazer a gelatina e desenformar numa bandeja. A partir daí é só se maravilhar com o encantamento que uma atividade de descoberta sensorial provoca nas crianças.

Primeiro a Gabi foi tímida e ficou tocando com o dedilho. Mas rapidinho ela se interessou e afundou a mão na gelatina.

Gabi descobre o brinquedo

 

Amo a cara concentrada, olhando para o que tem entre os dedos.

Gabi explorando

 

Depois a farra vai evoluindo.

Gabi antes e depois

Quando você acha que acabou, a Gabi resolve fazer ainda mais arte. Olha a cara de danada!

Gabi com cara de quem vai fazer arte

“Eu quero tudo para mim!” Quem aguenta?

Gabi não resiste

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

17 Comments

Comente
    • 6
      tempojunto

      Oi Bárbara! Assim que o bebê começa se sentar sozinho, porque assim já pode aproveitar mais e explorar com mais autonomia. Tem um monte de outras brincadeira sensoriais para bebês no blog. Eu adoro este tema! Bjs

  1. 7
    Taiana

    Olá…minha bebe esta com 8 meses…ainda nao introduzi açucar na dieta dela…qual gelatina é recomendada para esta brincadeira?bjs

    • 8
      tempojunto

      Oi Taiana, a brincadeira é para o tato. Lógico que vai alguma coisa para a boca (depende de cada uma), mas a ideia é promover a experiência. No meu caso eu não dou nenhum alimento industrializado para a minha filha e nem nada com açúcar. Mas deixei ela brincar com uma gelatina tradicional. Ou seja, a resposta é depende de você e do rigor com que você trata o assunto. Ok?

  2. 12
    Flavia

    VC usa algum tipo de gelatina sem açúcar? Minha bebe tem 9 meses e eu nao dou nada com açúcar para ela, e tudo vai para a boca como parte da exploração dela

    • 13
      Patrícia Marinho

      Oi Flavia,
      existe gelatina sem açúcar, e você também pode fazer tinta com purê de vegetais. Por exemplo, beterraba para fazer o roxo. Eu conversei com a minha pediatra antes de oferecer a tinta de gelatina e ela disse que considerando que a frequência da atividade não era grande e a quantidade de gelatina eventualmente ingerida não era expressiva, não teria problema eu usar a gelatina comum, mesmo.
      Ir tudo para a boca realmente é parte do desenvolvimento.
      Beijos e desculpe a demora na resposta,
      Patrícia

    • 15
      Patrícia Marinho

      Faz sim, Elisângela. E se vocês gostarem, volte aqui porque temos muitas outras ideias nessa mesma linha!

  3. 16
    Nathalia

    Perfeito! Uma atividade melhor que a outra. Eu trabalho com Maternal I e vou fazer todas essas atividades com meus alunos.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.