Cestos dos tesouros – atividade para bebês


Eu já escrevi um post falando sobre a minha descoberta, através do Pinterest, dos Cestos de Tesouros, ou Treasure Baskets, como chamam as americanas. São cestos que reunem 15 a 20 objetos de uso cotidiano para apresentar a bebês diferentes formas, cores, sons e texturas, de maneira a promover a estimulação dos sentidos da criança. Recentemente li um ótimo artigo em que o Prof Doutor Lino de Macedo, Assessor de psicologia e educação do Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará, explica muito bem porque esses Cestos de Tesouros são tão interessantes.

Bem, com todo esse embasamento e já tendo sido bem sucedida com as minhas iniciativas de descoberta sensorial feitas até agora, comecei a montar cestos para apresentar para a Gabi. O momento é ótimo porque ela já consegue ficar sentada sozinha (o momento ideal de apresentar os Cestos). Esse aí da foto é uma versão com diferentes tecidos. Tem toalha, crochê, lã, pano de algodão, uma luva de dedoches…. Ainda não é uma versão completa dos Cestos porque eu ainda estava experimentando. O que mais me chama a atenção, e acho que vocês conseguem perceber pelas fotos, é o total deslumbramento da Gabi diante dessa novidade. Ela fica concentradíssima! É realmente como se ela tivesse descoberto um tesouro! Resultado: já estou montando outros cestos. Depois compartilho com vocês!

Gabi quer saber o que tem dentro

Gabi curiosa para saber o que tem no cesto

Gabi abre o cesto

Depois de algum esforço, Gabi consegue abrir

A caixa em si já é uma descoberta. Ela adorou a tampa.

O cesto em si já é uma descoberta. Ela adorou a tampa.

Hora de investigar, o que tem no cesto?

Hora de investigar, o que tem no cesto?

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

7 Comments

Comente
    • 2
      tempojunto

      Boa Lucélia! Você pode fazer com diferentes materiais. Eu ainda vou dar mais exemplos aqui no blog, mas se você quiser pesquisar mais, tem vários videos interessantes no You Tube. É só dar uma busca em Cestos de Tesouros!

  1. 3
    Carolina

    Olá, Patrícia! Primeiramente, parabéns pelo site!! Conheci recentemente e procuro sempre acompanhar! Sou pedagoga e há muitas propostas que encontro aqui que, inclusive, defendemos como prática educativa na creche! Uma delas é o Cesto dos Tesouros. Conheces o livro traduzido para o português “Educação de zero a três anos – o atendimento em creche”, da Elinor Goldschmied e da Sonia Jackson? A primeira autora foi a criadora do Cesto! Bem, talvez já tenhas conhecimento disso, mas considerei importante compartilhar, pois, caso não conheças, na obra, elas fundamentam o cesto e apresentam propostas de materiais interessantíssimos para serem colocados nele, o que pode te interessar. Vida longa ao site!!!!

    • 4
      tempojunto

      Oi Carolina! Obrigada pelos elogios e pela dica. Não conhecia o livro e adorei ter a referência para conhecer a origem dos cestos que eu tanto gosto. Vou atrás para saber mais! Beijos e volte aqui sempre para comentar 🙂

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.