Ideias para um fim de semana criativo #09

Ideias para um fim de semana criativo #09


Um dia pode ficar ainda mais legal quando você junta uma ideia bacana com um material que você já tem em casa. Pra quem já conhece o Blog, toda sexta reúno cinco atividades simples e bem criativas de se desenvolver em casa. Às vezes, na nossa correria, acabamos recorrendo aos brinquedos prontos ou aos aparelhos digitais para entreter as crianças.Já escrevi aqui que o digital faz parte da vida das crianças e que, portanto, tem horas que deixar as crianças no computador ou no tablet, não só é aceitável, como é bom – do contrário elas vão ter lá na frente um problema de anafalbetismo digital.

Mas tudo tem sem tempo e o problema é quando o tempo com as crianças é sempre assim, com a presença da tecnologia ou de brinquedos que limitam a imaginação. O que acabamos nos esquecendo é que o tempo é precioso. E ele passa. O grande objetivo deste blog é mostrar que o tempo na infância passa melhor quando é recheado de brincadeiras. Às vezes, deixamos passar momentos incríveis que podemos criar com nossos filhos por achar que é preciso criar atividades mirabolantes; ou até mesmo por achar que, pela falta de talento artístico, algum tabalhinho com arte não vai dar muito certo. No entanto, há maneiras incríveis e muito fáceis de aproveitar o tempo junto com as crianças. Basta descobrir.

O fim de semana, quando todos estão em casa, é a oportunidade perfeita pra brincarmos juntos. Já que está chegando o Dia dos Pais, que tal fazer uma semana dedicada a atividades que ficam ainda mais bacanas de os homens da casa participam? Nada mais justo, caso você ainda não o tenha feito, do que chamá-los para brincar de algo imbativelmente divertido, de algo que ninguém vai querer recusar: o creme de barbear! Por que… sim, tudo à nossa volta pode virar objeto de brincadeira. E, como sempre digo, quanto mais melequenta a brincadeira, mais divertida. (-;  

1-Formando letras e desenhos com os dedinhos Desenhando em fundo coloridoFormando letras Essa é a básica das básicas ideias. Com um fundo colorido de plástico, como por exemplo um jogo americano, você espalha o creme e deixa os dedinhos se aventurarem em desenhos, ou até mesmo em uma atividade que envolva o aprendizado com letras. Desenhá-las ou escrevê-las em um fundo legal pode estimular não só a criatividade como o gosto pelo estudo. O papai pode ficar responsável por desenhar objetos com as letras que os filhos tenham escrito..que tal? Essas duas ideias são, respectivamente, do Blog Me Mom e o Learn Play Imagine. Atividade mais simples!

2- Desenhando as nuvens do céu Pintando nuvens Pelo menos para mim, nuvens sempre foram fascinantes. Bem, nessa atividade, você vai poder brincar de céu: uma criança + creme de barbear + pincel = nuvens do formato que você quiser. Basta posicionar um espelho, seja no quintal de casa ou no play, voltado para o céu. Com isso, o azul lindo estará refletido no espelho e as crianças poderão inventar o que quiserem. Eu vi isso no Blog Happy Hooligans… não é incrível?

 3- Receita: massinha e creme viram torta de mentira Brincando com massinha de modelar O Blog Learn Play Imagine ensina aqui a criar a massinha de modelar. E eu contei nesse post aqui como a minha amiga Mônica Herzer fez a sua. É muito básico. Mas o que trouxe foi a ideia de criar, com ela, tortas e cupcakes de mentirinha. Tudo isso, junto com o creme de barbear que vira tipo um merengue falso, podem fazer parte de um piquenique das bonecas ou até mesmo de uma brincadeira de torta na cara. O legal é botar o creme como se fosse cozinheiro de primeira linha mesmo!

 4- Construindo torres cremosas Montando cubosTorre de creme de barbear Sabe aqueles cubos de madeira que qualquer criança tem? Eles servem pra brincar de construtor. E aqui o cimento é o creme de barbear. Engraçado, né? Mas, no final, vira tudo uma bagunça legal, como se fossem prédios e torres cremosas. O desafio é construir toda uma cidade, usando esses bloquinhos e o creme. O Fit Kids Club que sugeriu fazer isso, e o resultado foi: muita diversão com materiais bem básicos.  

5- Pequenos e incríveis mundos para brincar Mudno dos dragoesPraia Todos os bonequinhos que ficam guardados podem agora ter um lugar pra ficar! O creme de barbear pode ser o motivo pra serem criados pequenos mundos ou ambientes para eles. Na primeira foto, como fez o Blog Fun at Home with Kids, o creme serviu como as nuvens que abrigam os dragõeszinhos. Na segunda, do Blog Me Mom,  o creme virou a espuma da praia das pollys e bonequinhas. Se você clicar aqui, vai saber como criar o mar junto com a areia também. Ou seja, o creme serve para ecossistemas tantos para meninos quenato para meninas! Bom fim de semana e boa bagunça!

1 comentário

Deixe seu comentário

+ E aí, o que você achou?