Faça um Retrato Curioso com colagem!


Você viu que o Tempojunto está fazendo as Oficinas do Mês das Crianças das 13 galerias da Urban Arts? Eu falei disso ao longo da semana no facebook, twitter  instagram do blog! Pois é, ontem foi a primeira Oficina, a Retratos Curiosos e hoje eu queria contar para você como a oficina foi montada e dar as dicas de como fazer a atividade proposta, em casa, com seus pequenos.

A ideia das Oficinas da Urban Arts é aproximar a chamada Grande Arte do universo infantil, fazendo as crianças vivenciarem a história da arte de maneira divertida. Na edição de ontem, a inspiração foi Pablo Picasso e o cubismo. As crianças usaram a reprodução de pôsteres da própria loja para recortarem contornos, formas e rostos e soltarem a imaginação, exercitando uma das técnicas favoritas do pintor espanhol: a colagem.

Foi bem legal e o melhor é que dá para seguir exatamente o mesmo processo em casa. Sabe porque? Você já ouviu falar da Yoyo? Provavelmente não. A Yoyo é uma revista de atividades diferente. Ela foi lançada a pouco tempo, está no seu terceiro número, e tem como proposta fazer as crianças terem contato com a cultura POP e suas diversas expressões de um jeito diferente.

Este é o primeiro exemplar da revista Yoyo

Este é o primeiro exemplar da revista Yoyo

 

Leia só este trechinho da apresentação da Yoyo que tem lá no site deles: “A gente se juntou para fazer uma revista assim. Que mexa com as crianças de um jeito diferente, que deixa-as ainda mais curiosas, com ainda mais vontade de inventar, de cantar, de perguntar, de desenhar quem sabe até de se juntar com outras crianças para começar um projeto também”.

Não é a cara do Tempojunto? Logo que eu comecei a escrever o blog, uma amiga me  deu a primeira edição da revista e eu fiquei encantada. Uma das atividades que mais me chamou a atenção foi a que eles chamam de Caretas Artísticas.

materia da revista Yoyo sobre caretas artísticas

Além de trazer uma breve aula de História da Arte, a revista propõe uma brincadeira que é cortar as partes do rosto que estão disponíveis na folha e fazer uma colagem inusitada usando o rosto da Marilyn Monroe como base.

A página com a atividade de fazer retratos curioso

Quando a Urban Arts me chamou para fazer o projeto para eles, eu não tive dúvidas de recorrer a esta referência para propor uma das Oficinas. A gente adaptou a ideia e fez uma versão especial, usando as obras que são vendidas na Urban Arts como base.  Começamos com uma aulinha sobre Picasso e os retratos cubistas para mostrar que existem diferentes formas de fazer um registro nas pessoas, e depois veio a atividade em si.

Para fazer a sua versão de retrato em casa, você pode ir até o site da Yoyo e imprimir o pdf que está disponível para esta atividade. Eu tinha a revista em casa e pude trabalhar com a Carol

Carol concentrada recortando os pedaços que ela escolheu.

Carol concentrada recortando os pedaços que ela escolheu.

Como a folha vem com várias alternativas de partes do rosto, deu para eu me juntar à Carol e fazer a minha versão de Retrato Curioso com colagem também. E assim criamos os nossos personagens, carinhosamente batizados de Maluquícia e Maluquício pela Carol 🙂

Os retratos curiosos feitos pela Carol e pela Pat

Não é legal essa revista? Se você gostou, preste atenção no nosso perfil do instagram porque amanhã vai começar uma promoção cujo prêmio são os três primeiros exemplares da Yoyo, cada uma mais intessante que a outra! Mas vai ser só no instagram!

Para terminar este post, deixa eu lembrar que no próximo sábado, dia 11, tem mais Oficinas na Urban Arts. Nesse dia, o tema será “As Cores de Klee” e as crianças vão fazer uma arte com aquarela. Se você se interessou em ir, aproveite! As oficinas são gratuitas! Você só precisa fazer a reserva ligando para uma das galerias Urban Arts. Tem galeria em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belém, Brasília e Teresina. Para saber o endereço e o telefone de cada uma das galerias, entre nesse link.

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.