Brincadeira de faz de conta para soltar a imaginação.


Eu vivo dizendo aqui que, desde que comecei a escrever o blog, faz parte do meu cotidiano pesquisar referências sobre brincadeira. Muitas eu faço e depois venho aqui e conto para vocês. Outras eu vejo e penso nossa! Essa eu gostaria de ter feito. O post de hoje é sobre duas ideias assim que eu encontrei em sites nacionais

1- Camas de papelão do blog kidsindoors.com.br

Olha só que incrível. A Gisele percebeu que a filha Cecília adorva transformar as caixas velhas em camas para os bonecos. Um dia, graças a ajuda de um kit de conectores da Makedo, ela decidiu transformar as caixas de papelão em camas de verdade! Uma para a filha e outra para a boneca. Quer brincadeira melhor? Consegue imagina a alegria da Cecília, primeiro em ajudar a fazer e depois em dormir numa caminha assim?

Camas de papelao

Não é demais? Devo confessar que mesmo eu, como toda a minha animação para atividades criativas, não sei se teria coragem de enfrentar um processo desse. É para poucos! Mas veja que, com o material certo, dá para fazer coisas incríveis em casa.

Para quem quiser se aventurar num projeto semelhante, você encontra o passo-a-passo para o projeto neste post aqui. A Gisele conta no seu blog que ela não tem conseguido atualizar com muita frequência, mas ela mantem um perfil bem legal no Instagram para quem quer acompanhar o dia-a-dia de uma mãe que faz bastante brincadeiras com os filhos e que é viciada em leitura. Está cheio de recomenação boa por lá. Quem quiser conhecer basta dar uma olhada (e seguir) o perfil @kidsindoors.

2. Brincando de Detetives do Prédio Azul do blog curtindoascrias.wordpress.com

Você já viu esta série de TV que passa no Gloob? É muito legal. A Carol adora o programa, assim como adorou ler o livro, por isso sou bem familiarizada com o mundo do Tom, Mila e Capim. Exatamente por achar a série muito legal que fiquei encantada com o uma brincadeira que vi no post: Um Clubinho Exclusivo.

Criando clubinho exclusivo

A Tatiana descreve no seu post que uma das coisas que ela mais gosta de fazer é dar espaço para que os dois filhos possam ficar imersos nas suas brincadeiras. Achei legal falar disso aqui porque, às vezes, o melhor que temos a fazer no tempo junto com os filhos é criar as condições para que eles possam brincar livremente, sozinhos. Ela conta no seu texto: “(eles) decidiram tudo sozinhos e me pediram ajuda quando precisaram. Estendi os lençóis para fazer a porta do clubinho, ajudei a levar a mala de brinquedos, liberei florzinhas para decorar o espaço, fechei o clubinho com varal de roupas e por aí vai.” Depois os filhos se transformaram nos detetives por algumas horas.

Essa possibilidade de viver no reino do faz de conta, simulando novas realidades, também é fundamental para as crianças se desenvolverem. Eu, assim como a Tatiana, fico só me deliciando (e aprendendo) com as situações que os pequenos inventam quando dão asas à imaginação.

Se você tiver ou conhecer algum blog nacional ou internacional que tenha foco em apresentar ideias de brincadeiras e atividades entre pais e filhos, deixa um comentário aqui para mim! Estou louca para conhecer mais gente que compartilhe comigo a paixão pelo universo do brincar com os pequenos!

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

 

 

 

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.