Oficina de Artes para crianças: aprenda com Paul Klee


Hoje foi o segundo dia de Oficina de Artes que o Tempojunto preparou para as 13 galerias da Urban Arts. Você se lembra de um post antigo de Ideias Criativas usando papel, em que falamos sobre uma técnica que envolve fita crepe? Nós resolvemos juntar esta atividade com o gosto do Paul Klee pelas cores para fazer uma arte bem original. Klee dizia que “pintar bem é simples, basta colocar a cor certa no lugar certo”, e esse foi nosso convite para as crianças: se inspirar nas cores de Klee para fazer um colorido bem bonito. Neste post vou mostrar para você como  repetir a atividade em casa.

Você vai precisar dos seguintes materiais

Papel sulfite, fita crepe, aquarela ou lápis aquarelável, pincel, papel toalha, pote de água

Papel sulfite, fita crepe, aquarela ou lápis aquarelável, pincel, papel toalha, pote de água

Primeiro passo: fazer uma teia de fita crepe. A colocação da fita crepe é para acontecer de forma aleatória, com as fitas se cruzando e formando figuras de triângulos e quadrados. Veja abaixo como pode ser feita a trama

Trama de papel klee

ATENÇÃO: a colocação da fita crepe requer um cuidado especial. Antes de colar a fita no papel é preciso passar a fita na roupa, umas 3 vezes para retirar o excesso de cola. Assim:

instrução para passar a fita crepe no tecido

Você gruda e desgruda a fita na roupa 3 vezes e depois coloca no papel. Se não fizer isso, o que acontece é que na hora de tirar a fita ela rasga o papel. Aconteceu isso comigo na primeira tentativa e a Carol ficou arrasada porque o desenho dela não ficou bom. Mas mesmo nas situações ruins eu tiro proveito e serviu para eu e ela aprendermos os detalhes da técnica. Na nossa segunda vez deu certo.

Teia de fita crepe pronta, hora de usar o lápis grafite para desenhar. O Ideal é  fazer um desenho de uma forma simples, como um vaso. Mas se a criança preferir, podem simplesmente partir para a pintura dos espaços deixados pela trama, como numa arte abstrata.

Veja como fica um papel com um desenho de um vaso:

Desenho klee

Agora vem a fase de colorir. É importante explicar que o lápis de cor é aquarelável e dizer que o mais importante é que eles usar cores fortes para o resultado ficar bacana! Nosso desenho ficou assim.

colorido pronto

Depois disso vem a hora de aquarelar. Essa é a parte preferida da Carol. Nós logo aprendemos que o idela é a aquarelar uma cor de cada vez e lavar o pincel entre as cores. Se a criança aquarelar o amarelo, por exemplo, e ir direto para o azul, sem lavar, o resultado vai ficar verde.

papel aquerelado

Tudo pintado? É hora de retirar a fita crepe. ATENÇÃO! Tem que esperar o papel secar antes de tirar a fita. Se ela for retirada com o papel molhado, ele rasga!

O papel ainda está muito molhado e não dá para tirar a fita crepe.

O papel ainda está muito molhado e não dá para tirar a fita crepe.

Esse aí é o resultado final:

resultado final

Gostou? A próxima Oficina de Artes da Urban Arts vai ser no sábado que vem, dia 18/10. Nesse dia, o tema será “Surrealismo” e as crianças vão fazer uma arte inspirada nas obras de Magritte. Se você se interessou em ir, aproveite! As oficinas são gratuitas! Você só precisa fazer a reserva ligando para uma das galerias Urban Arts. Tem galeria em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belém, Brasília e Teresina. Para saber o endereço e o telefone de cada uma das galerias, entre nesse link.

Ah! Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.