Conhecer o corpo desenhando um boneco gigante


By patcamargo

Na idade da Cururuca e da Potchochenca (3 e 2 anos), a descoberta de si e do seu corpo é fascinante. Esta atividade veio da escola das meninas para fazer em casa. E transformamos em brincadeira que proporcionou vários tempos juntos divertidos. Você pode escolher o tempo que esta atividade vai durar, criar suspense, usar vários materiais, ou só lápis e papel. Isto torna a brincadeira bem flexível, conforme disponibilidade de vocês.

O material fundamental é uma folha de papel do tamanho da criança (eu usei papel craft, vendido em rolos), lápis ou caneta esferográfica preta (para os contornos) e lápis colorido. O primeiro passo é deitar a criança no papel, com braços e pernas afastados do corpo, e desenhar com o lápis preto ou caneta o contorno da criança. Assim:   boneca_sofia1 A partir daí, a idéia é deixar a criança montar o desenho de si mesma em tamanho real. E para isso, você pode usar vários materiais: pedaços de papel, retalhos de tecido, tinta, canetinha…O importante é deixar que eles (e não nós) escolham qual a cor do sapato, das roupas, as estampas. O que prefere desenhar e o que prefere cortar e colar. Assim, eles vão pensando em como eles são e o que preferem ver destacados no “boneco gigante personalizado”! boneca_sofia2ok

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu resolvi imprimir o rosto da Cururuca no computador. Mas os retalhos de tecido ela escolheu e decidiu onde ia oquê. O cabelo fizemos de macarrão instantâneo, tingido com corante de alimentos (tipo anilina).

 

 

 

 

boneca_sofiaok

Foi muito divertido! A cada dia fizemos um pedaço e elas (sim, porque a Potcho fez o dela também) ficavam ansiosas pelo resultado! Depois, chamem a família e os amigos para ver a versão boneco das crianças! Se você se preocupa com tempo, cada etapa durou no máximo 15/20 minutos. Se na sua casa todos têm maior capacidade de concentração, dá para fazer em menos etapas e mais tempo! Você decide! Ah! E manda prá gente a foto do boneco de vocês! contato@tempojunto.com

Ah! E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

Um beijo da @patcamargo

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.