Uma Caixa Surpresa que proporciona momentos especiais


Ontem eu falei da Mala de Festa. Hoje vou falar de outro tipo de caixa que guarda tesouros: a Caixa Surpresa.

A ideia de hoje nasceu em uma das épocas da minha vida em que mais estive ocupada profissionalmente e queria encontrar formas de produzir momentos especiais com a Carol. Eu precisava compensar a minha ausência. Aproveitando uma conversa que tive na escolinha, que me recomendou a fazer em casa atividades que desenvolvessem a coordenação motora fina da Carol (ela tinha 4 anos na época), resolvi criar um local  que seria só nosso, que estivesse associado a momentos prazerosos. Foi daí que o meu closet, ganhou a fantástica, sensacional, maravilhosa Caixa Surpresa.

A Caixa Surpresa é, como o nome diz, uma caixa cheia de livros de atividades e materiais criativos que só pode ser aberta por mim e pela Carol juntas.  No início a gente tinha até que falar as palavras mágicas Bibbidi Bobbidi Bu (e, não fui nada criativa) para que ela se abrisse e de lá saíssem os mais diversos materiais. Como eu tinha uma preocupação especial com a coordenação motora fina, a maioria dos estímulos era para fazer atividades dirigidas para esta finalidade. Mas você pode aproveitar a ideia e colocar dentro dela o que quiser. O importante é que sejam coisas que você e seus filhos possam fazer juntos.

Caixa surpresa aberta

Mas afinal o que a gente fazia com a nossa caixa? Muita coisa!

No início, quando a Carol era mais nova, a gente fazia desenhos livres como este retrato que ela fez de mim (repare nos cachos!):

retrato da mamãe na caixa surpresa

Também fazíamos desenhos usando carimbo de dedo. Tudo escrito com letra bastão porque ela ainda estava começando a reconhecer as letras e tinha acabado de aprender a escrever o nome.

detalhes do carimbo de dedos na caixa surpresa

Uma das atividades preferidas da Carolina é fazer origami. Tanto que ela até ensinou a fazer um origami de macaco outro dia. Aí na foto tem um pouco da nossa produção.

origami na caixa surpresa

O tempo foi passando as atividades foram aumentando de complexidade. Nessa hora, livros como o Arte em Pedrinhas ou o Insetos Insólitos, ambos da Catapulta Editores

Caixa surpresa_pedras_insetos

Aos poucos nossa Caixa foi ganhando novos elementos, como o Animais de Estimação da Coleção Aprendendo a Desenhar, o Novas Formas Fantásticas – Coleção Chicken Socks da Editora Catapulta ou Arte com as Mãos, também da Chicken Socks.

Outros livros da caixa surpresa

A Carol já tem 8 anos e não usamos mais a Caixa Surpresa com tanta frequência. Mas como a Gabi está chegou, fiz questão de deixar a caixa onde está. Afinal, graças a Caixa Surpresa, o closet virou o Clube das Meninas, com direito a placa “Menino não entra” na porta e tudo. A Gabi não vai poder ficar de fora desta farra, não é verdade? Num piscar de olhos o tempo vai passar e irei voltar aqui para contar sobre as aventuras da Gabi e a Caixa Surpresa.

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.