6 Brincadeiras de antigamente para fazer com as crianças


Quando eu comecei o Tempojunto, um dos objetivos era construir memórias de uma infância sadia para as minhas filhas. A infância é um período curto demais e importante demais para não ser tratado com cuidado e atenção. Mal sabia eu que ao fazer o blog estaria fazendo um resgate da minha própria infância, em especial quando o assunto são as brincadeiras de antigamente. Hoje vou fazer um post mostrando 6 brincadeiras que fizeram sucesso por aqui. Algumas ainda fazem.

Pesquisar sobre brincadeiras passou a fazer parte do cotidiano daqui de casa. Assim eu me informo melhor para poder fazer as brincadeiras com as meninas e também para escrever sobre as brincadeiras depois. Com essas pesquisas, descobri que o tema do brincar é bem maior do que eu imaginava e que pode ser explorado de diferentes formas. Por exemplo, tem um projeto chamado Território do Brincar em que o casal David Reeks e Renata Meirelles passaram 2 anos viajando pelo brasil para entender quais são as brincadeiras que fazem parte da vida das crianças brasileiras de hoje, em diferentes partes do país. Crianças do sertão brincam da mesma forma que as crianças índias ou que as crianças dos centros urbanos? Quais são as brincadeiras de cada uma dessas realidades? Está tudo lá o site.

Outro exemplo que como explorar o tema do brincar é encontrar as brincadeiras que vem sendo passadas de geração e que nome elas possuem em diferentes partes do país. Quer ver alguns exemplos?

1. Corre cutia

chicotinho_resposta

Para mim sempre foi Chicotinho Queimado porque era assim que eu brincava no Rio. Ah, e como brincava!

“Chicotinho queimado é muito bom, quem olhar para trás leva um beliscão!”

Quando eu vim para São Paulo, é que descobri o Corre Cutia. “Corre cutia; na casa da tia; corre, cipó, na casa da avó; lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração”.

Brinquei muito disso com a Carol e ainda continua funcionando horrores quando tenho um grupo de crianças pequenas para distrair.

2. Passe o Anel

Resultado_anelzinho

Quem nunca se divertiu numa reunião de família brincando de Passe o Anel ou Anelzinho? Eu me lembro de brincar com a minha mãe e depois fiz muito com a Carol e certamente irei repetir com a Gabi. É uma ótima dica para entreter os pequenos em todos os encontros de final de ano que temos pela frente.

3. Cinco Marias

chincha1

Essa tem uma história curiosa. Acabei descobrindo que essa brincadeira tem um monte de nomes: 5 marias, saquinho, chincha, ogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. E várias formas de jogar também. Até no Japão as crianças se divertem com este jogo tão simples, feito com saquinhos recheados de arroz ou areia.

4. Cama de Gato

cama de gato

Diversão com barbante. Tem gente que chama de Cama de Soldado também. Fui brincar disso com a Carol a um tempo atrás e me dei conta, como disse a Patcamargo, que é que nem andar de bicicleta. É só começar a brincar que você se lembra de como faz. (Mas se precisar de uma ajudinha, tem um link aqui de um video tutorial para ajudar a lembrar)

5. Pular elástico.

brincadeiras de rua_pular elastico

Nossa, como eu brincava disso. Adorei quando o elástico veio no kit “Brincadeiras de Rua” do box Joanninha e me lembrei de que poderia brincar disso com a Carol. Fui muito divertido perceber que nós duas tínhamos jeitos muito diferentes de pular, que nem nesse video aqui do Educar para Crescer.

6. Stop

Stop

Postei uma foto minha com a Carol fazendo essa brincadeira outro dia e fiquei impressionada com a quantidade de comentários que recebi, tanto no Instagram quanto no facebook, de pessoas que diziam se lembrar de brincar disso quando eram crianças e que adoravam repetir a experiência com os filhos. O detalhe foi aprender, com essas conversas, que em alguns lugares se chama Adedanha ou Adedonha.

E você tem algum brincadeira que você praticava quando era criança e que agora gosta de repetir com seus filhos? Comente aí!

Ah! Todo dia a gente publica uma brincadeira nova aqui no Tempojunto. Se você não quer perder nenhuma destas ideias, basta clicar aqui para se cadastrar. É grátis. Uma vez por semana mandamos uma newsletter por email com os links de tudo o que foi publicado no blog :-)

13 Comments

Comente
    • 2
      Patricia Camargo

      Oi Gabriela. Legal que você gostou. Cinco Marias, também é conhecida em SP como chincha. O objetivo é jogar um dos saquinhos para o alto e pegar outro e pegar o que você jogou. Primeiro um, depois você vai acumulando os saquinhos na mão ao jogar para o alto. Há outras variações desta brincadeira e você pode encontrá-las neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco-marias

      • 3
        Soraya Muñoz

        Cinco Marias pra mim sempre foi bugalhos… Adorava brincar com meus irmãos. E pular elástico, jogar stop, queimada… ai que saudade!! Meus filhos ainda são pequenos (1, 3 e 5 anos), mas qdo crescerem mais um pouquinho quero brincar de tudo isso com eles!!

        • 4
          Patrícia Marinho

          Oi Soraya! Sua infância deve ter sido ótima para você ter tão boas memórias. Vai ser o máximo poder repetir tudo com os filhos. Eu faço isso e amo tanto que criei o Tempojunto :)

    • 9
      Patrícia Marinho

      Olá Ingridy,
      qual brincadeira exatamente você gostaria que a gente explicasse melhor?
      beijos,
      Patrícia

    • 11
      Patricia Camargo

      Que pena Katiy. Dá mais uma olhada no blog que tenho certeza que vocês vão encontrar alguma coisa legal para fazer hoje

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.