Verão em casa com um bebê de 1 ano


Nesse verão eu passei uns dias na casa da minha mãe, no interior do Rio de Janeiro. Lá faz muito calor e na casa não tem piscina o que me fez ter que me virar para distrair e refrescar a Gabi, ao mesmo tempo em que planejava brincadeiras para Carol e seus primos, todos com 9 anos ou mais. No final deu tudo super certo e por isso resolvi compartilhar algumas dicas de atividades para um dia de verão em casa com um bebê de 1 ano.

Fez toda a diferença levar uma piscinha de plástico para a Gabi. Mas também foi importante pensar nos objetos que serviriam de brinquedo enquanto ela estava na água. O que fez mais sucesso foram as canecas de plástico que a vovó usa para o café da manhã das crianças. Que alegria ficar colocando e tirando água da caneca!

Verão em casa com um bebê de 1 ano - Gabi com caneca

Outra coisa que a Gabi adorou fazer, ainda dentro da piscininha foi brincar com os balões estourados da guerra de água do dia anterior. Os restos das bolas foram devidamente catados do quintal e colocados numa bacia. A Gabi encontrou um pedaço de bola e ficou um tempão brincado de esticar e soltar o elástico (e eu tensa, morrendo de medo da bola solta da mão e machucar, mas mesmo quando isso aconteceu e a Gabi continuou brincado amarradona). Pena que eu não consegui fotografar. Fiquei o tempo todo do lado da Gabi vigiando seu experimento com os restos de balão.

E se a brincadeira era para os maiores, mesmo assim eu dava um jeito de entreter a Gabi com a ajuda das sobrinhas mais velhas. Por exemplo, na hora de fazer as criações com rolo de papel higiênico, o material mais interessante da área de trabalho eram os limpadores de cachimbo colorido. Não tive dúvidas de dar um jeito de torná-los interessantes para a Gabi.

Verão em casa com um bebê de 1 ano - limpador de cachimbo

Assim ela conseguia participar sem atrapalhar a brincadeira dos mais velhos.

Outra coisa muito legal de fazer numa casa com jardim é observar a natureza, especialmente nas primeiras horas da manhã. A gente fica do lado de fora, perto das árvores e mostra as folhas e chama a atenção para os sons. “Que som é esse Gabi? É um pássaro?”. Como ela já reconhece a palavra pássaro, logo olha para cima, fica feliz e bate palmas quando vê um voando!

Verão em casa com um bebê de 1 ano - gabi na florestinha

As pedrinhas da calçada fazem muito sucesso também! É só colocar a Gabi por perto e deixar ela explorar, sempre vigiando para não deixa-la colocar na boca! Essa foi mais uma atividade sensorial que funcionou super bem e entrou na minha lista de ideias de descoberta sensorial para bebês.

Verão em casa com um bebê de 1 ano - gabi com pedras

 

Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. E se você não quiser perder nenhum conteúdo que publicamos para bebês, clique aqui para baixar o seu ebook “Como montar uma área de brincar” e entrar para a nossa lista de emails. Toda semana mandamos um resumo que foi publicado no blog para você.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.