Gincana do desenvolvimento – já tenho 3 anos


By patcamargo Sabe que quando meus filhos passaram da fase que a Gabi (da Pat Marinho) está, eu quase ia deixando de lado as atividades que poderiam continuar ajudar no seu desenvolvimento. Ainda bem que ficou no quase, porque as crianças precisam evoluir sempre. Hoje, então, resolvi contar como eu faço uma gincana do desenvolvimento, para as crianças aqui de casa, que estão com idades entre 3 e 5 anos. A proposta em casa é uma vez por semana oferecer atividades que desenvolvam a coordenação motora fina ou a grossa. Vocês verão muitas destas atividades nas novas colunas que estreiam aos domingos no blog. Mas desta vez para começar eu fiz uma gincana de desenvolvimento. gincana - meninos desenhando Foram 6 atividades que deveriam ser feitas na seqüência. Para não criar competições desnecessárias neste momento, cada um as fez separadamente. Foi bem divertido! Para os meninos eu criei uma história que envolvia alienígenas que invadiram o planeta e cada desafio vencido era uma forma de expulsar os seres de volta para o planta de onde vieram. Funcionou. Eles ficaram super motivados e cumpriram as tarefas em menos de 10 minutos. gincana - feijão Para as meninas, as tarefas representavam ajudar os animaizinhos e também deu certo. Dá uma olhada, as atividades são bem simples de fazer.

1. Bolas no balde e na teia

A tarefa é amassar papel formando bolinhas. Primeiro com duas mãos e, conforme a criança for maior, com uma mão apenas. Em seguida, acertar 3 delas num balde. No caso do Pocoyo, ele teve que acertar as bolinhas de algodão numa teia de fita adesiva que eu fiz no batente da porta. Precisa ser algodão porque o papel é muito pesado e não gruda na fita adesiva. Gincana - teia aranha

2. Recorte e cole

A próxima atividade é recortar (com tesoura sem ponta) duas figuras geométricas e colá-las em outro papel (legal se for um papel escuro para destacar as figuras brancas). Gincana - figuras de tringulos e caneta

3. Desenho geométrico

Depois de recortar e colar, é hora de soltar a criatividade criando um desenho a partir das imagens geométricas. Mais do que o desenho em si, o que é importante é observar como a criança segura o lápis, se posiciona o braço corretamente, apoiando o cotovelo na mesa. Mas não é para corrigir na hora. Com o tempo, você pode ajudar seu filho a segurar firme e corretamente no lápis, se isso já não acontece.

4. Encontrar o feijão na massinha

- feijão na massinha Um pedaço grande de massinha e um ou dois feijões dentro. Está pronta a quarta atividade da gincana! Vale tudo para encontrar o grão: rasgar pedaços da massinha com o dedo, ir “pinçando” ou “cutucando” a massinha até encontrar o feijão.

5. Rosquear tampas

Esta tarefa ajuda a fortalecer o pulso para evitar que, ao desenhar ou escrever, a criança movimente o braço todo (em lugar da mão). O “escrever com o braço” cansa e pode gerar no futuro aquela má vontade de fazer a lição de casa, por exemplo. Gincana - garrafas Pegue, então, 4 garrafas ou potes com tampas de rosca. Se forem de tamanhos diferentes é melhor ainda. A atividade é abrir e rosquear novamente cada garrafa.

6. Pregar o pratinho de bolo

Anote no pratinho de bolo – destes de papelão ou plástico – números de 1 a 5, como se fossem horas do relógio. Assim: gincana - pratinho Depois, entregue pregadores de roupa às crianças para que elas coloquem a quantidade de pregadores correspondente ao número no pratinho. Aqui também vale começar deixando que eles apertem o pregador com duas mãos, mas depois peça para que eles usem somente uma das mãos. Gincana do desenvolvimento - pratinho Eu acabei não fotografando as meninas porque elas precisaram de mais incentivo em casa atividade. Mas rimos muito. Você não precisa fazer todas as atividades juntas. Apresentar uma de cada vez às crianças funciona bem e elas podem completar os desafios no tempo delas, sem a pressão que é comum em uma gincana.

6 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 3
    Andrieli Freitas

    Genial.Achei perfeito vou tentar fazer com os meus…Tambem tenho 3.Sendo duas menina é um menino…O menino é muito agitado.

+ Deixe seu comentário